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Influência de queima de retífica na durabilidade de juntas homocinéticas

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Influência de queima de retífica na durabilidade de juntas homocinéticas

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Título Influência de queima de retífica na durabilidade de juntas homocinéticas
Outro título Grinding burn influence on service life of homokinetic joints
Autor Herrmann, Leonardo Guilherme
Orientador Mazzaferro, Jose Antonio Esmerio
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Grinding burn
[en] Homokinetic joits
[en] Service life
Resumo O semieixo homocinético é responsável pela transmissão do torque e rotação da caixa de câmbio para as rodas, sua falha pode causar acidentes graves e, por esse motivo, a fabricação deve garantir que os defeitos provenientes dos processos de usinagem envolvidos em sua manufatura sejam minimizados. Devemos também conhecer consequências e influências desses defeitos no funcionamento da junta. O processo de retífica utilizado na fabricação das juntas pode acarretar um defeito conhecido como queima de retífica. Geralmente ocorre em situações em que a refrigeração durante o processo não é efetiva e o calor transmitido para a peça é elevado. A consequência desse defeito é a redução da dureza superficial e subsuperficial da peça. Considerando que a falha esperada para uma junta homocinética seja a formação de pites por fadiga superficial, a redução na dureza na região de contato dos componentes tem uma influência negativa na vida útil da junta. Uma falha prematura pode acarretar ruído, vibração e até levar à falha catastrófica do semieixo. Nesse trabalho foi utilizada a teoria de Macielinski para o cálculo da vida útil da junta homocinética e conduzido um teste de durabilidade para confirmar o desempenho reduzido da junta defeituosa.
Abstract The homokinetic halfshaft is responsible for the transmission of torque and rotation from the gearbox to the wheels and its failure can lead to accidents and, for that reason, its manufacturing must ensure that any defects originated from the machining processes involved in its fabrication be minimized. It is important that the influences and consequences that those defects cause on the utilization of the joint are known. The grinding process utilized in the manufacturing of the joints can cause a defect known as grinding burn. Usually happens when the cooling applied in the process is not effective and the heat transferred to the part is elevated. The consequence of that defect is the reduction of surface and subsurface hardness. Considering that the expected failure in a homokinetic joint is the formation of pitins by superficial fatigue, the reduction in surface hardness in the contact region of its internal components has a negative effect on the endurance life of the joint. A premature failure can cause noise, vibration and in extreme cases lead to the catastrophic failure of the halfshaft. The Macielisnki theory to calculate the endurance life of the homokinetic joint was analyzed and an endurance test was conducted to confirm the reduced performance of the defected joint.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165223
Arquivos Descrição Formato
001044897.pdf (1.313Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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