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dc.contributor.advisorRocha, Joao Batista Teixeira dapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Joice Trindadept_BR
dc.date.accessioned2017-08-15T02:33:31Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165274pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de ensino de Bioquímica nos cursos de nutrição. A avaliação do ensino pelos alunos é o meio de comunicação destes com o seu curso, porém, no Brasil o tema ainda é pouco estudado. Inicialmente foi realizada uma pesquisa para conhecer o trabalho dentro de sala de aula de professores de Bioquímica, e, em seguida, um estudo sobre o processo de validação de conteúdo. Para a avaliação do ensino pelos alunos utilizou-se uma adaptação do Student Evaluation of Educacional Quality (SEEQ), um instrumento multidimensional utilizado internacionalmente. Para a versão brasileira, o SEEQ passou pelo processo de adaptação cultural, que compreendeu quatro etapas: tradução reversa (back translation), consolidação da revisão preliminar, validação de conteúdo e teste piloto. O instrumento foi reduzido de 35 para 21 itens e apresentou um coeficiente de validade de conteúdo satisfatório (igual ou maior do que 0.80). Após a adaptação, o questionário foi respondido por estudantes de nutrição, matriculados em quatro turmas de Bioquímica (B1, B2, B3 e B4) de duas universidades no Rio Grande do Sul. Cada item do instrumento era avaliado em uma escala Likert de 5 pontos, onde 1 significava discordo completamente – de determinada característica associada a um ensino de qualidade – e 5, concordo completamente. No total, 91 estudantes responderam o questionário. A média entre as 4 turmas foi de 3,89, indicando que os alunos concordam com as características associadas a um ensino de qualidade. As categorias com pontuação mais elevada foram a empatia e a interação com o grupo, e as que tiveram média mais baixa foram avaliação da aprendizagem e atividades extraclasse. As melhores médias foram observadas nas disciplinas mais iniciais dos cursos de graduação. Nas respostas das questões dissertativas, o modo do professor dar aula foi a característica mais destacada. Os estudantes valorizaram a clareza na exposição, a disposição do professor em ensinar e a paciência para repetir quantas vezes forem necessárias. Espera-se que este trabalho apoie docentes e gestores e que cumpra a sua parte na busca de uma melhor qualidade de ensino.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade do ensino de bioquímica em dois cursos de nutrição do sul do paíspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001027605pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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