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Projeto do circuito hidráulico de um sistema de compensação de movimentos de navios baseado em Plataformas de Stewart

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Projeto do circuito hidráulico de um sistema de compensação de movimentos de navios baseado em Plataformas de Stewart

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Título Projeto do circuito hidráulico de um sistema de compensação de movimentos de navios baseado em Plataformas de Stewart
Outro título Hydraulic Circuit Design of a Ship Movements Compensation System Based on Stewart Platform
Autor Zanatta, Hanna Guimarães
Orientador Perondi, Eduardo André
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Hydraulic system
[en] Movements Compensation System
[en] Stewart Platform
Resumo A movimentação de cargas e pessoas em alto mar apresenta capacidade limitada de operação. Isto ocorre por conta de diversos fatores, dentre os quais se incluem as condições ambientais e atmosféricas que influem no movimento das embarcações, exigindo, geralmente, alto grau de destreza na operação, o que pode pôr em risco a segurança dos equipamentos e das pessoas e cargas movimentadas. Este trabalho aborda o dimensionamento do circuito hidráulico de um sistema de compensação de movimentos de navios baseados em manipuladores tipo Plataforma de Stewart e está sendo desenvolvido no âmbito de um projeto de pesquisa que visa ao aumento da segurança e da produtividade em operações offshore. O projeto visa à construção de duas plataformas uma sobreposta a outra, onde a inferior tem como função simular determinada condição marítima enquanto a plataforma superior deve compensar estes movimentos, mantendo a sua parte superior relativamente imóvel. Com base na revisão bibliográfica e nos requisitos do projeto, desenvolveu-se uma estratégia para o dimensionamento dos conjuntos hidráulicos, formados por componentes, tais como, atuadores lineares de dupla ação, válvulas direcionais proporcionais, acumuladores, válvulas limitadoras de pressão, mangueiras, bombas hidráulicas, motores e reservatórios. Como resultados, obteve-se um conjunto de especificações de componentes compatíveis com a oferta de produtos comerciais e satisfatório em relação aos requisitos do projeto.
Abstract to several factors, including environmental and atmospheric conditions that influence the movement of vessels, generally requiring a high degree of dexterity in the operation, which can endanger the safety of equipment, people and cargoes movement. This work deals with the hydraulic circuit design of a ship movement compensation system based on Stewart Platform robots and is being developed as part of a research project aimed at increasing safety and productivity in offshore operations. The project aims at the construction of two platforms one overlapping the other, where the lower one has the function of simulating a certain maritime condition while the upper platform must compensate for these movements, keeping the upper part relatively still. Based on the literature review and project requirements, a strategy was developed for the design of hydraulic system, consisting of components such as linear double acting actuators, proportional directional valves, accumulators, pressure limiting valves, hoses, hydraulic pump, motors and reservoirs. A set of components specification is obtained for the project as result. This set is compatible with the commercial products offered and satisfactory in relation to the project requirements.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165281
Arquivos Descrição Formato
001044861.pdf (842.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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