Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerondi, Eduardo Andrépt_BR
dc.contributor.authorZanatta, Hanna Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2017-08-15T02:33:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165281pt_BR
dc.description.abstractA movimentação de cargas e pessoas em alto mar apresenta capacidade limitada de operação. Isto ocorre por conta de diversos fatores, dentre os quais se incluem as condições ambientais e atmosféricas que influem no movimento das embarcações, exigindo, geralmente, alto grau de destreza na operação, o que pode pôr em risco a segurança dos equipamentos e das pessoas e cargas movimentadas. Este trabalho aborda o dimensionamento do circuito hidráulico de um sistema de compensação de movimentos de navios baseados em manipuladores tipo Plataforma de Stewart e está sendo desenvolvido no âmbito de um projeto de pesquisa que visa ao aumento da segurança e da produtividade em operações offshore. O projeto visa à construção de duas plataformas uma sobreposta a outra, onde a inferior tem como função simular determinada condição marítima enquanto a plataforma superior deve compensar estes movimentos, mantendo a sua parte superior relativamente imóvel. Com base na revisão bibliográfica e nos requisitos do projeto, desenvolveu-se uma estratégia para o dimensionamento dos conjuntos hidráulicos, formados por componentes, tais como, atuadores lineares de dupla ação, válvulas direcionais proporcionais, acumuladores, válvulas limitadoras de pressão, mangueiras, bombas hidráulicas, motores e reservatórios. Como resultados, obteve-se um conjunto de especificações de componentes compatíveis com a oferta de produtos comerciais e satisfatório em relação aos requisitos do projeto.pt_BR
dc.description.abstractto several factors, including environmental and atmospheric conditions that influence the movement of vessels, generally requiring a high degree of dexterity in the operation, which can endanger the safety of equipment, people and cargoes movement. This work deals with the hydraulic circuit design of a ship movement compensation system based on Stewart Platform robots and is being developed as part of a research project aimed at increasing safety and productivity in offshore operations. The project aims at the construction of two platforms one overlapping the other, where the lower one has the function of simulating a certain maritime condition while the upper platform must compensate for these movements, keeping the upper part relatively still. Based on the literature review and project requirements, a strategy was developed for the design of hydraulic system, consisting of components such as linear double acting actuators, proportional directional valves, accumulators, pressure limiting valves, hoses, hydraulic pump, motors and reservoirs. A set of components specification is obtained for the project as result. This set is compatible with the commercial products offered and satisfactory in relation to the project requirements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectHydraulic systemen
dc.subjectStewart Platformen
dc.subjectMovements Compensation Systemen
dc.titleProjeto do circuito hidráulico de um sistema de compensação de movimentos de navios baseado em Plataformas de Stewartpt_BR
dc.title.alternativeHydraulic Circuit Design of a Ship Movements Compensation System Based on Stewart Platform en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001044861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples