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Business process management (BPM) em instituições federais de ensino superior

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Business process management (BPM) em instituições federais de ensino superior

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Título Business process management (BPM) em instituições federais de ensino superior
Outro título Business process management (BPM) in higher education federal institutions
Autor Koch, Giovani Valar
Orientador Muller, Claudio Jose
Data 2016
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Gerenciamento de processos de negócios
Gestão pública
Instituições de ensino superior
[en] BPM
[en] IFES management
[en] Process
Resumo No esforço de melhorar a gestão das instituições públicas, o governo federal lançou o programa GesPública que incentiva a desburocratização e melhores práticas de gestão, entre elas a gestão por processos, tema deste trabalho. O objetivo principal desta pesquisa é verificar o grau de uso de business process management (BPM) nas instituições federais de ensino superior (IFES), tanto universidades como institutos federais. Para isso, utilizou-se uma survey, usando dois questionários enviados às IFES: o primeiro para IFES que trabalham com BPM, e o segundo para IFES que não trabalham com BPM, buscando verificar o porquê de não trabalhar e as dificuldades para eventualmente colocá-lo em prática. Os resultados mostram que as universidades estão mais avançadas do que os institutos em relação ao trabalho com BPM, assim como a maioria das IFES que não trabalham com BPM são institutos federais. A análise dos dados levantados conduz à seguinte conclusão: o trabalho com BPM e a estruturação de escritórios de processos são inovadores nas instituições federais. A maioria das universidades federais usam ambos no máximo há dois anos. Além disso, ficou notório que os trabalhos iniciados ainda carecem de orientação e mais disseminação da cultura de BPM.
Abstract In an effort to improve the management of public institutions, the federal government launched the GesPública program that encourages less bureaucracy and better management practices, including business process management, subject of this work. The main objective of this research is to verify the degree of use of business process management (BPM) in higher education federal institutions (IFES), both universities and federal institutes. For this, it was used a survey with two questionnaires sent to IFES: the first for the IFES working with BPM, and the second to IFES who do not work with BPM, seeking to verify why not work and difficulties to eventually put it into practice. The results show that universities are more advanced than the institutes regarding to work with BPM, and most IFES who do not work are federal institutes. The data analysis leads to the following conclusion: working with BPM and structuring processes offices are innovative in federal education organizations. Most federal universities use both for just two years. Furthermore, it was clear that the initiatives still need some guidance and further dissemination of BPM culture.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/165283
Arquivos Descrição Formato
001044693.pdf (1.652Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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