Repositório Digital

A- A A+

Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição

.

Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores na compra de medicamentos isentos de prescrição
Autor Amaral, Sabrina Martins
Orientador Nonohay, Marcelo Guedes de
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Marketing.
Assunto Marketing : Empresa industrial
Resumo Este trabalho de conclusão tem como objetivo identificar e determinar a importância dos fatores que influenciam na decisão de compra de medicamentos isentos de prescrição médica. Visando atingir tal objetivo, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo, com a finalidade de identificar os atributos relacionados à compra de medicamentos. O estudo exploratório foi implementado através de entrevistas em profundidade com 12 indivíduos pertencentes à Classe B, moradores da cidade de Porto Alegre. Utilizou-se amostragem não probabilística do tipo amostragem por conveniência. Os principais atributos identificados foram preço, qualidade e marca. Através da análise realizada, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera mais importante na hora da escolha de medicamentos isentos de prescrição o preço, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que é usado para moléstias leves. Com relação à marca, se observou que também é um atributo importante. É mais considerada quando o medicamento é utilizado freqüentemente, embora para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade é um atributo importante para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratar de produtos relacionados à saúde, porém, sendo de difícil avaliação pelos consumidores, a qualidade acaba sendo avaliada por outros atributos, como a marca, o fabricante e até mesmo pela embalagem.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/16571
Arquivos Descrição Formato
000685385.pdf (172.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.