Repositório Digital

A- A A+

Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS

.

Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS
Autor Carvalho, Lúcia Vilma Lissarassa da Silva
Orientador Traversini, Clarice Salete
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Relação professor-aluno
Resumo O presente trabalho consiste em um estudo de caso o qual tem por objetivo analisar as representações culturais sobre respeito na relação professor-aluno por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos durante a segunda quinzena do mês de maio de 2017 junto a 71 estudantes de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual/RS. Para a obtenção das informações utilizou-se dois questionários de perguntas abertas a fim de inventariar as representações de respeito na relação professor-aluno construídas pelos informantes, considerando as ações do docente, as ações dos alunos e os efeitos dessas representações no cotidiano escolar. O estudo insere-se no campo dos Estudos Culturais, uma vez que busca contribuir para um modo de compreender o conceito de respeito, partindo do ponto de vista dos alunos. O conceito-ferramenta utilizado para a análise dos dados foi representação cultural Hall (1997a). As análises produzidas estão divididas em três eixos: 1) representações acerca do respeito de professor: 2) representações acerca do respeito de aluno; 3) os efeitos dessas representações para as práticas escolares. A partir desses dados foi possível compreender o sentir como um instrumento de produção de representação que, assim como a linguagem, contribui para a construção e compartilhamento de significados, sendo, portanto, um meio de grande relevância para a construção da aprendizagem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165890
Arquivos Descrição Formato
001046280.pdf (554.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.