Repositório Digital

A- A A+

Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo

.

Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
Autor Bruzza, Fernanda do Canto
Orientador Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Planejamento educacional
Resumo O presente trabalho relata a reflexão sobre a experiência de planejamento compartilhado entre duas professoras-estagiárias durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, na etapa da Educação Infantil, sendo que uma delas sou eu e a outra uma de minhas colegas do grupo de estágio e da disciplina Seminário de Prática Docente - 0 a 7 anos. O estágio foi realizado em uma turma de Maternal 2 (crianças de 3 a 4 anos), de período integral, em uma escola da rede pública situada na zona central de Porto Alegre-RS. A pergunta que orientou este trabalho, reflexões e escrita procurou saber: De que maneiras se organizaram duas professoras-estagiárias, em turnos diferentes (manhã e tarde), junto a uma mesma turma de crianças de três a quatro anos, que frequentavam a escola em período integral, para elaborarem de forma compartilhada o planejamento da ação pedagógica, visando à educação integral dos alunos e as possibilidades de um trabalho em conjunto? O objetivo deste trabalho, portanto, consistiu em recobrar, analisar e problematizar o processo pelo qual foi possível implementar e avaliar uma prática de planejamento compartilhado, expresso nos planejamentos semanais elaborados pelas professoras-estagiárias, por meio da articulação de projetos complementares para ambos os turnos. A fundamentação teórica desses estudos baseou-se na perspectiva de planejamento e projetos de trabalho das linguagens geradoras, de Junqueira Filho (2005); em Kishimoto (1994) e Oliveira (2010), no que diz respeito ao projeto de Brincadeiras de Faz-de-Conta e Brinquedos, e; em Kellog (1967) e Derdyk (1994), em relação ao projeto de Desenho. A partir das análises, foi constatado que o planejamento compartilhado equilibrou a rotina da turma, mostrando-se uma ferramenta pedagógica imprescindível para o enriquecimento das relações entre professor, alunos e conhecimento. Além disso, as trocas e os diálogos ocorridos durante o estágio tornaram-me uma docente diferente da maneira como vinha me constituindo como professora, mais atenta às demandas das crianças e mais aberta a novas possibilidades de organização do trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165897
Arquivos Descrição Formato
001046139.pdf (1.663Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.