Repositório Digital

A- A A+

Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos

.

Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
Autor Santos, Fernanda Teixeira dos
Orientador Sperrhake, Renata
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Pedagogia diferenciada
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem nas suas aprendizagens. Para isso, o método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e as ferramentas utilizadas foram a análise documental de planejamentos, reflexões e produções dos alunos encontradas em meu Diário de Classe e um estudo de caso com dois alunos que precisavam de mais investimentos da professora. Ancorada nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud, principal conceito deste trabalho, o estudo também se baseou em questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento, como a Zona de Desenvolvimento Proximal e o “interacionismo linguístico”, assim como em pressupostos básicos da alfabetização e da aquisição da linguagem pela criança. Todos esses conceitos foram permeados e analisados a partir da proposta da diferenciação do ensino. Sendo assim, quatro eixos analíticos foram criados: os procedimentos avaliativos, as intervenções pedagógicas destinadas a toda turma, as intervenções destinadas a um grupo de alunos pertencentes ao nível Pré-Silábico 2 de escrita e, por fim, as intervenções realizadas com dois alunos que precisaram de uma abordagem mais direta do professor. Com este trabalho foi possível identificar diversas situações em que a diferenciação do ensino auxiliou no avanço do desenvolvimento de crianças a partir da abordagem do professor focando em intervenções pedagógicas; também foi possível compreender com mais clareza o funcionamento das questões práticas que as crianças perpassam até se apropriarem do movimento da escrita e da leitura, primordial em classes de alfabetização; e, por fim, refletir e concluir que a diferenciação do ensino auxilia os professores a estarem mais próximos dos alunos na busca de avanços em suas aprendizagens, considerando questões de outras ordens que permeiam as dificuldades apresentadas por cada um deles.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165911
Arquivos Descrição Formato
001046141.pdf (1.048Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.