Repositório Digital

A- A A+

Profe, você está muito negra hoje : reflexões sobre a prática docente, a partir de uma narrativa autobiográfica

.

Profe, você está muito negra hoje : reflexões sobre a prática docente, a partir de uma narrativa autobiográfica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Profe, você está muito negra hoje : reflexões sobre a prática docente, a partir de uma narrativa autobiográfica
Autor Silva, Mayra Gomes da
Orientador Della Libera, Aline Lemos da Cunha
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Negros
Prática docente
Resumo O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi compreender, a partir da autobiografia, quais elementos tornam-se fundamentais para uma abordagem das questões raciais no contexto escolar. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo. Nessa perspectiva, o estudo é apoiado por materiais que auxiliaram na construção da escrita: analiso os meus cadernos de infância, o diário de campo do estágio obrigatório e trago relatos memorialísticos de vivências para serem problematizadas. Utilizo esses materiais com o intuito de desdobrá-los em três eixos: o primeiro trata de um olhar que passa pela formação do estudante na educação básica com o direcionamento de refletir sobre este silenciamento das temáticas que envolvem a discussão da história e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. No segundo eixo analiso minha trajetória como estudante negra, que ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul como cotista e o desenrolar da temática nos semestres, considerando a ausência de professores(as) negros(as), dentre outros fatores. No terceiro eixo é discutida, de maneira mais ampla, esta ausência no espaço escolar e seus impactos, analisando, também, o estágio docente obrigatório que realizei no sétimo semestre do Curso e a invisibilidade da temática em minha atuação. A partir da construção destas unidades analíticas pude perceber que é necessário o estudo para abordagem da temática e que é de extrema importância municiar os alunos com os saberes da história e cultura afro-brasileira, a fim de que eles possam compreender e usufruir dos seus diretos sem receio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165913
Arquivos Descrição Formato
001046288.pdf (511.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.