Repositório Digital

A- A A+

Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais

.

Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
Autor Johann, Rubia Taís
Orientador Andrade, Sandra dos Santos
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Diversidade cultural
Práticas pedagógicas
Resumo Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os principais conceitos revisados para a realização das análises foram Diferença, Cultura, Currículo e Escola. Nesse sentido, os autores que deram suporte foram, principalmente, Santomé (2011), Vencato (2014), Silva (2000), Moreira e Candau (2007), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Após a análise do material empírico conclui-se que todas as entrevistadas, com diferentes justificativas, consideram extremamente importante a abordagem da diferença na sala de aula; que não existe receita pronta para trabalhar o tema na escola. É necessário um olhar de professora investigadora que percebe o que e como desenvolver o trabalho no seu grupo de alunos. As estratégias para esta abordagem também variam de acordo com a modalidade de ensino e realidade da turma, mas destaca-se: o suporte oferecido pela literatura infantil, as rodas de conversa, a sequência didática que permite aprofundar e fixar conceitos sobre a questão, o lúdico e a iniciação científica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165920
Arquivos Descrição Formato
001046626.pdf (753.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.