Repositório Digital

A- A A+

Liberdade de expressão como fundamento pedagógico para aprendizagem na EJA (Ensino Fundamental) - Estudo de Caso Sobre Escola da Rede Municipal de Porto Alegre/RS

.

Liberdade de expressão como fundamento pedagógico para aprendizagem na EJA (Ensino Fundamental) - Estudo de Caso Sobre Escola da Rede Municipal de Porto Alegre/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Liberdade de expressão como fundamento pedagógico para aprendizagem na EJA (Ensino Fundamental) - Estudo de Caso Sobre Escola da Rede Municipal de Porto Alegre/RS
Autor Moraes, Alyne Francielly Silva de
Orientador Albuquerque,Paulo Peixoto de
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
[en] Education
[en] Freedom
[en] Pedagogical Foundation
Resumo Este trabalho traz em seu conteúdo uma análise referente à questão da Liberdade de Expressão na Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando as metodologias de ensino desta modalidade de ensino baseando-se, como referencial, em Paulo Freire e sua linha de pensamento sobre a aplicação destas à EJA. Juntamente com esta análise, esta monografia trará em seu conteúdo o retrospecto histórico da Educação de Adultos no Brasil, analisando as suas etapas e no que implica na Educação de Adultos atualmente. Também acompanhará um estudo de caso sobre as metodologias atuais de ensino dos professores da EJA, onde se pode encontrar entrevistas com alunos e professores da Escola CMET Paulo Freire, juntamente com as análises das respostas obtidas através de entrevistas com os mesmos individualmente.
Abstract This work presents in its content an analysis related to the issue of Freedom of Expression in the Education of Young and Adults (EJA), analyzing the methodologies of teaching of this modality of education based, as a reference, on Paulo Freire and his line of thinking about The application of these to the EJA. Together with this analysis, this monograph will bring in its contents the historical retrospect of Adult Education in Brazil, analyzing its stages and what it implies in Adult Education today. It will also follow a case study on the current teaching methods of the EJA teachers, where you can find interviews with students and teachers of the CMET School Paulo Freire, along with the analysis of the answers obtained through interviews with them individually.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165923
Arquivos Descrição Formato
001046037.pdf (464.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.