Repositório Digital

A- A A+

Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação

.

Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação
Autor Ribeiro, Sirlei
Orientador Collares, Darli
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação indígena
Professor
[es] Autonomía
[es] Educacíon indígena
[es] Identidad docente
[es] Narrativas
Resumen El objetivo de este trabajo de conclusión de curso es intentar comprender los caminos que se recorren para la constitución de la docencia en el ámbito de la educación indígena. En esta perspectiva, se tuvo como hilo conductor de la investigación la siguiente pregunta: ¿cómo se constituye la identidad docente en el campo de la educación indígena? Al mismo tiempo intenté hacer una reflexión sobre el desarrollo de este papel primordial del educador. Para ello, presento una investigación cualitativa con característica narrativa. Siendo así, este estudio considera los conceptos de aprendizaje, educación indígena, autonomía e identidad docente. Participaron de este trabajo tres profesoras indígenas Kaingang de escuelas del estado del uno municipio de Río Grande do Sul. La elaboración y producción de datos se dio a partir de los materiales construidos en el recorrido de la práctica pedagógica del sexto semestre, documentos producidos a lo largo del curso curricular obligatorio, un cuestionario y mis memorias. A partir de las narrativas, fue posible entender mejor cómo se constituye la identidad docente de la educación indígena.
Resumo O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é tentar compreender os caminhos que são percorridos para a constituição da docência no âmbito da educação indígena. Nesta perspectiva, teve-se como fio condutor da pesquisa a seguinte pergunta: como se constitui a identidade docente no campo da educação indígena? Ao mesmo tempo procurei fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento deste papel primordial do educador. Para tanto, apresento uma pesquisa qualitativa com característica narrativa. Sendo assim, este estudo considera os conceitos de aprendizagem, educação indígena, autonomia e identidade docente. Participaram deste trabalho três professoras indígenas Kaingang de escolas estaduais de um município do Rio Grande do Sul. A elaboração e produção de dados se deu a partir dos materiais construídos no percorrer da prática pedagógica do sexto semestre, documentos produzidos ao longo do estágio curricular obrigatório, um questionário e minhas memórias. A partir das narrativas, foi possível entender melhor como se constitui a identidade docente da educação indígena, o que me permite afirmar que não existe apenas uma identidade docente e sim, uma construção constante desta identidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165924
Arquivos Descrição Formato
001046627.pdf (490.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.