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Memórias escolares : passado e presente sob o olhar dos estudantes da EJA

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Memórias escolares : passado e presente sob o olhar dos estudantes da EJA

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Título Memórias escolares : passado e presente sob o olhar dos estudantes da EJA
Autor Magalhães, Danúbia Pacheco
Orientador Arenhaldt, Rafael
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Memórias
Resumo O presente estudo contempla as memórias escolares de estudantes maiores de 45 anos, de uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da rede pública que concebe suas práticas na perspectiva construtivista. Tem como objetivo analisar as concepções de escolarização que estes adultos possuem, na tentativa de compreender as tensões que alguns estudantes evidenciam no decorrer de algumas propostas pedagógicas, planejadas pelos docentes. Com foco na didática e nas dinâmicas escolares, este estudo foi gestado no período de estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia na UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso, constituído a partir da observação participante e de entrevistas semiestruturadas individuais com os discentes. Os dados coletados foram organizados em quatro categorias centrais para a realização da análise do estudo. Os teóricos que embasam a pesquisa primeiramente são Ecléia Bosi no que diz respeito a memórias, e Paulo Freire em relação à escolarização da EJA, entre outros, não menos importantes, que subsidiam conceitos que surgiram ao decorrer da pesquisa. O estudo revelou que as representações de escola que os estudantes possuem estão em parte associadas ao modelo de aula expositiva, consolidado como uma prática pedagógica tradicional. Demonstrando que ossujeitos associam "produtividade" a "qualidade" evidenciando saudosismo a grande demanda de cópias que realizavam do quadro. Os sujeitos também Caracterizam atualmente, as aulas expositivas dialogadas como “conversas” demasiadas, e propostas em que não há escrita como “parados" desconhecendo as finalidades desta metodologia. Entre outras considerações apresentadas ao longo do trabalho, destaca-se a importância de explicitar aos estudantes da EJA as finalidades das práticas docentes, para que os sujeitos compreendam a importância destas na sua escolarização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165931
Arquivos Descrição Formato
001046133.pdf (1.560Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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