Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSignor, Dilza Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T02:34:27Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165934pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como temática os Projetos de Trabalho e pergunta: O entendimento das professoras sobre Projetos de Trabalho se aproxima dos estudos e pesquisas sobre o assunto? Em que medida? A metodologia empregada foi o estudo de caso, utilizando, como principal ferramenta metodológica, entrevistas semiestruturadas com quatro professoras de duas escolas da rede privada de ensino de Porto Alegre que dizem trabalhar com os Projetos de Trabalho. O estudo tem como objetivo compreender o que entendem as professoras entrevistadas a respeito dos Projetos de Trabalho, como planejam e organizam o trabalho em torno dessa prática. Tal estudo foi motivado pela minha trajetória acadêmica em que somos orientados a enxergar o aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento, pois acredito que essa proposta contribui para a construção do conhecimento significativo, uma vez que se torna muito mais fácil estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento. O trabalho fundamenta-se, centralmente, nos princípios defendidos por Hernández e Ventura (1998) e Jolibert (1994). Uma proposta de ensino alicerçada nos princípios dos Projetos de Trabalho contribui para a formação de um sujeito que seja capaz de resolver problemas, de interagir e agir na sociedade de forma mais competente e autônoma. O estudo mostrou que nenhuma das professoras entrevistadas realiza um trabalho que se aproxime completamente dos princípios defendidos pelos autores sobre os Projetos de Trabalho; porém, elas também não se afastam por completo dessas ideias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.titleA organização pedagógica por projetos de trabalho : uma análise do cotidiano escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046132pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples