Repositório Digital

A- A A+

Várias cabeças pensantes : percepções a respeito da docência compartilhada no PIBID-EJA e suas contribuições para a formação docente

.

Várias cabeças pensantes : percepções a respeito da docência compartilhada no PIBID-EJA e suas contribuições para a formação docente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Várias cabeças pensantes : percepções a respeito da docência compartilhada no PIBID-EJA e suas contribuições para a formação docente
Autor Moraes, Isabela dos Reis
Orientador Della Libera, Aline Lemos da Cunha
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Formação docente
Resumo Este trabalho de conclusão aborda a docência compartilhada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo central é analisar como a docência compartilhada contribui para a formação docente de estudantes de Pedagogia, a partir da experiência do PIBID-EJA. Os escritos de Traversini (2010; 2012), Machado (2013) e Montemezzo (2014) deram suporte teórico a este trabalho. No âmbito metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa, com realização de quatro entrevistas com integrantes e egressos do PIBID-EJA. Para análise dos dados, foram organizadas cinco categorias – Percepções sobre a docência compartilhada; (In)segurança na prática pedagógica; Planejamento compartilhado; Diálogo e atenção especial ao educando. Por meio dos depoimentos de integrantes e egressos do PIBID-EJA, percebe-se que a docência compartilhada é uma proposta pertinente e significativa para a formação docente, pois possibilita a troca de conhecimentos e vivências através do diálogo horizontal, qualificando e enriquecendo a prática pedagógica de estudantes de Pedagogia e contribuindo para novas formas de organização pedagógica para a Educação de Jovens e Adultos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165944
Arquivos Descrição Formato
001046221.pdf (345.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.