Repositório Digital

A- A A+

Mediações de conflitos de preconceitos na sala de aula da EJA a visão das professoras em formação

.

Mediações de conflitos de preconceitos na sala de aula da EJA a visão das professoras em formação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mediações de conflitos de preconceitos na sala de aula da EJA a visão das professoras em formação
Autor Magri, Leonardo
Orientador Alves, Evandro
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Preconceito
Professor
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso se propõe refletir sobre a questão do preconceito na prática pedagógica com estudantes jovens e adultos, com ênfase nas estratégias de mediação de situações desta natureza em sala de aula por parte das professoras em formação. A partir das falas das estudantes do Curso de Pedagogia sobre suas vivências no estágio curricular na EJA, a pesquisa busca discutir, a partir da realização de grupos focais sobre o tema, como elas lidaram com as demandas em sala de aula, oriundas do preconceito, o que pode chegar a gerar conflitos entre os educandos e como estas têm desenvolvido estratégias de mediar esses conflitos em sala de aula. A análise dos dados coletados, se baseia, fundamentalmente, nos referenciais teóricos de Lev S. VIGOTSKY, Paulo FREIRE, Norberto BOBBIO, Álvaro Vieira PINTO, entre outros. Busca-se, com tais referenciais, subsidiar as reflexões e análises das diferentes intervenções, bem como estratégias de combate aos preconceitos sociais, por intermédio da Educação. Neste sentido, realiza-se uma análise das narrativas de mediações e intervenções pedagógicas desenvolvidas pelas professoras estagiárias em seus relatos de estágio obrigatório. As respostas e reflexões foram categorizadas em grupos por semelhanças e por diferenças, a fim de apresentar as singularidades e diferentes interpretações que cada professora desenvolve a respeito de sua prática, como uma autoanálise da sua docência no estágio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165956
Arquivos Descrição Formato
001046278.pdf (335.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.