Repositório Digital

A- A A+

Olha profe, eu pareço com ela! As Implicações da ERER na Construção de Identidade Racial

.

Olha profe, eu pareço com ela! As Implicações da ERER na Construção de Identidade Racial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Olha profe, eu pareço com ela! As Implicações da ERER na Construção de Identidade Racial
Autor Ribeiro, Michelle Maciel
Orientador Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Identidade racial
Resumo A presente pesquisa consiste em um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O trabalho, de aspecto reflexivo e analítico, desenvolve-se a partir dos Estudos culturais de perspectiva pós-estruturalista. Tem foco no Ensino Para Relações Étnico-Raciais (ERER) e nas implicações dessa educação para os sujeitos alunos. Para tanto, a pesquisa compreende abordagem qualitativa. Desenvolve-se em torno de um estudo de caso que se potencializou através de análise documental e observação participante, durante o período de estágio obrigatório curricular do curso. Tendo como principal questionamento “como o planejamento/currículo pode contribuir para a construção de identidade racial?”, objetivou-se ao longo do presente trabalho, atentar para as visibilidades conferidas as questões étnico-raciais, e também investigar de que forma os/as alunos/alunas negros/negras se viam (se de fato ocorriam essas visibilidades). Inicialmente, são feitas algumas análises sobre o currículo escolar e, posteriormente sobre a docência. Fundamentada nos conceitos de currículo, identidade e educação para relações étnico-raciais propostos por Tomaz Tadeu da Silva (2001), Jurjo Torres Santome (1995) e Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2002). O estudo indica que na escola em questão há falta de pertencimento racial e até mesmo resistência dos/das alunos/alunas negros/negras em reconhecerem-se como tais. Entretanto, a equipe diretiva mostrara-se empenhada em modificar esta realidade. As análises apontam ainda a importância existente na ação pedagógica capaz de modificar positivamente a vida das crianças e adolescentes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165958
Arquivos Descrição Formato
001046292.pdf (901.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.