Repositório Digital

A- A A+

Tornar-se professora alfabetizadora : saberes necessários ao exercício da docência

.

Tornar-se professora alfabetizadora : saberes necessários ao exercício da docência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tornar-se professora alfabetizadora : saberes necessários ao exercício da docência
Autor Vieira, Bárbara Sant'anna
Orientador Traversini, Clarice Salete
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Estágio probatório
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar alguns dos saberes docentes que foram necessários à prática docente em alfabetização, no estágio docente obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS no semestre 2016/2. A partir da análise documental dos diários de classe de seis professoras estagiárias da alfabetização, participantes do mesmo grupo de orientação do estágio, foram elencados saberes que se mostraram com maior ênfase no material. Apresentando-se como um estudo de caso, esse trabalho reúne como material empírico excertos das reflexões das professoras estagiárias em torno de suas práticas docentes em alfabetização. Inserido na linha teórica dos Estudos Culturais (EC), alguns autores que embasaram essa análise foram: Maurice Tardif que mesmo não vinculado aos EC, contribui com o conceito de “saberes docentes”; Luciana Piccoli e Patrícia Camini em relação às práticas de “alfabetização e letramento”; Maria Luísa Xavier e Maria Bernadete Rodrigues com “planejamento” e José Gimeno Sacristán em relação a “constituição do sujeito aluno”. As análises permitiram perceber três saberes necessários à constituição da professora alfabetizadora. O primeiro, “Conhecer e apropriar-se de conhecimento para alfabetizar e letrar”; o segundo, “Planejar como saber pedagógico indispensável à docência”; e o terceiro, “Propor práticas curriculares para constituir o sujeito aluno”. Em síntese, esta pesquisa reafirma que ser professora não é um dom! Tornar-se professora alfabetizadora, foco deste estudo, exige apropriação das diversas áreas de conhecimento com seus conceitos próprios; aprofundamento de estudos sobre planejamento didático pedagógico para propor modos de aprender esses conhecimentos, considerando os contextos e características dos alunos; compreensão de que a cultura escolar é um produção histórica e social, portanto, tornar-se alu
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165968
Arquivos Descrição Formato
001046122.pdf (701.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.