Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo
dc.contributor.advisor | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Pohren, Jennifer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T02:35:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165970 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso pretendeu conhecer a proposta de um Clube de Ciências do Campo, objetivando analisar os saberes docentes e discentes produzidos a partir deste, contribuindo para reflexões acerca da relevância da área de Ciências Naturais estar presente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pressupostos que orientam o estudo são os documentos: Parâmetro Curricular Nacional: Ciências Naturais - PCN (1997) e o Caderno 8, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (2015), paralelamente aos estudos de Mendes Sobrinho, Chassot, Mancuso, Paraná, Kindel, Armstrong e Barboza, Amaral, Robaina e Tardif. Para tal, os estudos perpassam uma reflexão histórica do ensino de Ciências Naturais, a conceituação de alfabetização científica e letramento científico, os saberes docentes, a relevância do ensino da área, bem como a caracterização de um Clube de Ciências. A pesquisa realizada no campo da Educação caracteriza-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram desta cinco professoras e 46 alunos, de uma escola da rede pública municipal de Nova Santa Rita/RS. Foram realizadas três vivências (observações), aplicação de questionário com as professoras e alunos, uma análise documental a respeito do Clube de Ciências do Campo, juntamente a uma entrevista semiestruturada com as professoras, a fim de elaborar um arcabouço de materiais para posterior análise. Ao longo do processo da pesquisa, observaram-se elementos que endereçam a ideia de que o Clube de Ciências do Campo proporciona os elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica e do letramento científico, bem como a descentralização da figura do professor, através de um trabalho coletivo, envolvendo a Universidade, docentes, discentes e comunidade escolar, valorizando os saberes locais e propiciando uma melhora na qualidade de vida dos educandos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046242 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)