Repositório Digital

A- A A+

CEEE-GT/DAS : manter a estrutura em Porto Alegre ou descentralizar?

.

CEEE-GT/DAS : manter a estrutura em Porto Alegre ou descentralizar?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título CEEE-GT/DAS : manter a estrutura em Porto Alegre ou descentralizar?
Autor Locatelli, Felipe
Orientador Macada, Antonio Carlos Gastaud
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Gestão estratégica : Mudança : organizações
Resumo O Departamento de Automação de Subestações tem como missão principal manter o perfeito funcionamento do Centro de Operações do Sistema, da CEEE Transmissora, além de possuir outras atividades envolvendo ampliação e melhorias nos equipamentos. Um dos grandes problemas enfrentados no dia-a-dia do departamento é a logística, uma vez que sua sede localiza-se em Porto Alegre, enquanto que a demanda de serviço está distribuída pelo Estado do Rio Grande do Sul; os equipamentos localizam-se nas subestações de energia. Este estudo avalia a regionalização do departamento, através da criação de sedes no interior do Estado, visando atender as demandas de forma mais rápida e com menor custo. Inicialmente, com a utilização da matriz de importância-desempenho, confirmou-se a necessidade de melhorar os tempos de atendimento dos chamados. A partir daí, projetou-se a regionalização, onde a primeira etapa constituiu-se no mapeamento da demanda de serviço, a qual foi dividida em lotes, através de determinados critérios. Num segundo momento, buscouse as cidades mais propícias para receber uma seccional do departamento. Por fim, propôs-se uma área de abrangência (sobre a demanda mapeada) para cada sede selecionada. Ao final, conclui-se pela viabilidade da criação de sedes nas cidades de Santa Maria e Passo Fundo, além de manter a existente em Porto Alegre. Como resultado, encontrou-se uma estimativa de 49% de economia com os custos logísticos, aí computados 1) os custos diretos com o transporte, 2) os custos de homem-hora em deslocamento e 3) as diárias pagas aos funcionários em caso de viagens mais longas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/16606
Arquivos Descrição Formato
000686080.pdf (1.396Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.