Repositório Digital

A- A A+

Distribuição cinematográfica no Brasil : a atuação das distribuidoras estrangeiras no mercado nacional

.

Distribuição cinematográfica no Brasil : a atuação das distribuidoras estrangeiras no mercado nacional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Distribuição cinematográfica no Brasil : a atuação das distribuidoras estrangeiras no mercado nacional
Autor Larentis, Lucas
Orientador Valiati, Leandro
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
Assunto Brasil
Estados Unidos
Indústria cinematográfica
Relações internacionais
[en] Brazil
[en] Creative economy
[en] Film distribution
[en] Film industry
[en] United States
Resumo O mercado internacional de cinema é condicionado por uma estrutura oligopolista, na qual poucos grupos verticalmente integrados dominam a produção e a distribuição de conteúdo audiovisual. Essa estrutura limita a capacidade de inserção das indústrias de países em desenvolvimento nos mercados internacionais e nacionais, na medida em que impõe barreiras à entrada de novos competidores. Considerando esses fatores, a presente monografia busca responder ao seguinte problema de pesquisa: de que maneira se dá a atuação das distribuidoras norte-americanas no mercado brasileiro de cinema e como a atual configuração do mercado distributivo brasileiro afeta o desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional? Tem-se como hipótese que, dada a dominação dos canais de distribuição pelas empresas norte-americanas conhecidas como majors, a estrutura do mercado distributivo produz externalidades negativas sobre o desenvolvimento da indústria brasileira de cinema, na medida em que prioriza a comercialização de filmes norte-americanos em detrimento dos títulos nacionais. De modo a verificar essa hipótese, os primeiros dois capítulos realizam um estudo do mercado internacional de cinema e da cadeia produtiva de cinema no Brasil, respectivamente. Esse estudo se dá mediante a análise qualitativa e quantitativa de dados, amparada pela revisão da literatura especializada e por relatórios de organismos nacionais e internacionais. O terceiro capítulo, por sua vez, busca compreender a estrutura da distribuição no mercado nacional através da análise qualitativa e quantitativa de dados disponibilizados pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA).
Abstract The international film market is controled by an oligopolistic structure, in which a few groups vertically integrated dominate the production and distribution of audiovisual content worldwide. This structure limits the developing countries industries’ capacity of inserting themselves on international and national markets, since it imposes economic barriers to entry. Considering these factors, this monograph intends to answer the following research question: how do the American distribution companies operate on the Brazilian national film market and how the current structure of the distribution market affects the development of the Brazilian national film industry? The working hypothesis is that the American companies, also known as majors, dominate both the national and international film distribution channels. This dominance creates negative externalities over the development of the Brazilian national film industry, considering that the majors prioritize the exhibition of American movies over the Brazilian titles. In order to verify this hypothesis, the first two chapters analyze the international and the Brazilian film market and production, respectively. This work was produced by analyzing qualitative data, supported by the revision of specialized literature, as well as reports from domestic and international organizations. The third chapter intends to comprehend the Brazilian film distribution structure through the qualitative analysis of data provided by the Brazilian Cinema and Audiovisual Observatory (OCA).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/166110
Arquivos Descrição Formato
001026473.pdf (837.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.