Repositório Digital

A- A A+

A educação na construção do estado nacional : ideologias e interesses de classe no primeiro Governo Vargas (1930-1937)

.

A educação na construção do estado nacional : ideologias e interesses de classe no primeiro Governo Vargas (1930-1937)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação na construção do estado nacional : ideologias e interesses de classe no primeiro Governo Vargas (1930-1937)
Autor Lersch, Bruna dos Santos
Orientador Ranincheski, Sonia Maria
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
Assunto Brasil
Educação
Estado nacional
Governo Getúlio Vargas
[fr] Brésil
[fr] Éducaton
[fr] État national
[fr] Ideologie
[fr] Vargas
Resumo A presente monografia, a qual se constitui de um trabalho de conclusão de curso da graduação em Relações Internacionais, discute a relação entre a educação e a construção do Estado Nacional, tradicionalmente o ator central desse campo de conhecimento. O objetivo principal é verificar a direção da gestão da educação formal no primeiro governo do presidente Getulio Vargas (1930-37). A hipótese a ser validada é que a educação, na sua forma de política publica, foi orientada para a construção do Estado Nacional brasileiro. Com o intuito de sustentar a análise principal, o primeiro capítulo utiliza-se de uma revisão bibliográfica para criar um arcabouço teórico que, primeiramente, trate de conceituar o Estado Nacional, reconstituindo o seu processo de formação e localizando-o no tempo e no espaço históricos. Posteriormente, desenvolvem-se alguns aspectos-chave da relação entre educação, sociedade e Estado Nacional, percebendo como a educação concilia ideologia e interesses de classe nesse Estado. O segundo capítulo adentra no estudo de caso brasileiro. Nesse momento, utilizar-se-ão as ideias desenvolvidas anteriormente para orientar a análise da relação entre o Estado brasileiro e educação no primeiro governo do presidente Getulio Vargas. Parte-se de uma breve contextualização histórica sobre o papel desempenhado pela educação ao longo da história do Brasil e, chegando-se no primeiro governo Vargas, foca-se a análise em três documentos primários: a Reforma Francisco Campos de Ensino Secundário de 1931, o Manifesto dos Pioneiros de 1932 e o Plano Nacional de Educação de 1937. A partir da análise de conteúdo e da análise de discurso, avalia-se o teor político dessas medidas e o que elas dizem sobre a construção do Estado Nacional brasileiro.
Résumé Cette monographie discute le rapport entre l’éducation et le processus de construction de l'Etat National. L’objectif principal s’agit d’analyser les contenus des politiques publiques d’éducation développées pendant le gouvernement de Getúlio Vargas (1930-1937), autant que le débat politique en matière d’éducation de l’époque. L’hypothèse qui doit être vérifiée est que l’éducation sous Vargas a joué un rôle stratégique dans la formation de l’État National brésilien. Ce travail est divisé en deux chapitre: le premier fait une approche théorique de le procès de construction de l’Etat National, en le contextualisant au sein des phénomènes européens du 18ème et 19ème siècles. D’abord, à partir des ouvrages classiques de la Sociologie, l’essai se dispose à réfléchir à l’interaction parmi l’État, l’éducation et la société. Le deuxième chapitre est centré dans une étude de cas de la réalité brésilienne à l’époque du premier gouvernement Vargas. Trois sources primaires sont analysées afin de retenir l’orientation de l’éducation de cette période. Les conflits d'intérêts parmi classes et l'idéologie sont des aspects capitals pour comprendre le contenu politique de l’éducation au Brésil des années 1930s.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/166111
Arquivos Descrição Formato
001026494.pdf (626.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.