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Mercado de cinema e mecanismos de integração cultural : uma análise da estratégia de países não-hegemônicos

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Mercado de cinema e mecanismos de integração cultural : uma análise da estratégia de países não-hegemônicos

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Título Mercado de cinema e mecanismos de integração cultural : uma análise da estratégia de países não-hegemônicos
Autor Etges, Veronica Spolaor
Orientador Valiati, Leandro
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
Assunto Brasil
Economia da cultura
Espanha
Integração cultural
Mercosul
União Européia
[en] Cultural economy
[en] Cultural integration
[en] European union
[en] Mercosul
Resumo O objetivo deste trabalho é compreender como o processo de integração e seus mecanismos voltados ao setor audiovisual influenciaram no mercado de cinema de países não-hegemônicos do setor cinematográfico. A produção e a distribuição de obras cinematográficas se concentram no mercado internacional em alguns países, sendo o maior exemplo os Estados Unidos. A integração regional e o intercâmbio entre blocos através de programas voltados ao desenvolvimento audiovisual se apresentam, portanto, como uma forma de superar assimetrias e combinar forças para um melhor posicionamento no mercado internacional. Serão analisados três dispositivos voltados ao setor audiovisual: a “Reunión Especializada de Autoridades Cinematográficas y Audiovisuales del Mercosur”, no Mercosul, a “Audiovisual Media Services Directive”, na União Europeia, e a “Conferencia de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica”, nos países ibero-americanos. Nesses âmbitos são discutidas as principais políticas voltadas à indústria audiovisual e cinematográfica das regiões. Posteriormente serão estudados os mercados cinematográficos da Espanha e do Brasil a fim de identificar sua evolução ao longo dos anos e os efeitos de tais políticas.
Abstract The aim of this paper is to comprehend how the integration process, and its mechanisms on the audiovisual sector, influenced the cinema market of non-hegemonic countries of the cinematographic sector. The production and distribution of films are focused in some countries on the international market, as the United States. The regional integration and the interchange between trade blocs through programs that focus on audiovisual development are presented, therefore, as a form of overcoming asymmetries and combining forces to find a better position in the international market. Three devices on the audiovisual sector will be analyzed: the “Reunión Especializada de Autoridades Cinematográficas y Audiovisuales del Mercosur”, on Mercosul; the “Audiovisual Media Services Directive”, on the European Union; and the “Conferencia de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica”, on ibero-american countries. Thus, the main policies on audiovisual and cinematographic industry of these regions are discussed. Afterwards, the cinematographic markets of Spain and Brazil will be studied with the objective of identifying their evolution throughout the years and these policies‟ effects.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/166130
Arquivos Descrição Formato
001026450.pdf (1.950Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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