Repositório Digital

A- A A+

Pessoas portadoras de deficiência na AES SUL Distribuidora Gaúcha de Energia S/A : qual a ótica predominante no processo de inclusão?

.

Pessoas portadoras de deficiência na AES SUL Distribuidora Gaúcha de Energia S/A : qual a ótica predominante no processo de inclusão?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pessoas portadoras de deficiência na AES SUL Distribuidora Gaúcha de Energia S/A : qual a ótica predominante no processo de inclusão?
Autor Viegas, Nelson Feltes
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Pessoas.
Assunto Gestão de pessoas
Resumo A existência de legislação específica, como a Lei 8213/91, a lei das cotas para pessoas portadoras de deficiência (PPDs), que determina uma reserva de mercado em empresas privadas e públicas para a contratação de deficientes, parece não ter elevado a quantidade de contratações de PPDs. Buscou-se responder à questão de pesquisa: qual a ótica predominante no processo de inclusão de PPDs na AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A? O estudo foi dividido em duas fases, uma exploratória e outra descritiva. Foram aplicadas técnicas de coleta (questionários) e análise de dados quantitativas e qualitativas. Na primeira fase 32 pessoas, divididas em dois grupos (gestores e PPDs), responderam os questionários e na segunda fase 8 pessoas foram entrevistadas. Concluiu-se que a legislação influencia mas não é o principal fator de inclusão. Ainda, chegou-se à conclusão de que a principal ótica de inclusão é a da capacitação das PPDs.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/16616
Arquivos Descrição Formato
000686252.pdf (362.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.