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dc.contributor.advisorPereira, Analúcia Danileviczpt_BR
dc.contributor.authorAssis, Caroline Chagas dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-05T02:32:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/166173pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo avaliar a estratégia de inserção internacional brasileira por meio da cooperação educacional com a África de acordo com os parâmetros de Cooperação Sul-Sul. A educação sempre teve um papel importante na formação de recursos humanos dos Estados ˗ para atuar na estrutura administrativa, política, econômica, diplomática e etc. Entretanto, esse tipo de cooperação recebeu maior ênfase a partir do século XXI, quando a integração regional passa a ser um importante pilar de desenvolvimento. Nesse período, também os países emergentes passam a questionar fortemente a política internacional, o que levará a fortalecerem a parceria entre países do Sul, afetando a lógica de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento que já estava estabelecida pelos países desenvolvidos. A metodologia empregada é de cunho qualitativo e tem como ênfase a análise de três projetos ˗ o Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), o Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) ˗ utilizando de fontes primárias e dados oficiais dos países, bem como ampla revisão bibliográfica. Os resultados encontrados mostram que a cooperação estabelecida entre Brasil e África, capitaneada pelos projetos educacionais está em constante mudança, dependendo muito do momento político e econômico interno e internacional, mas que vêm ao longo dos anos convergindo para uma perspectiva mais horizontal que se aproxima de uma nova forma de cooperação internacional, a Cooperação Sul-Sul, e, assim, tem afetado a lógica do sistema internacional.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to evaluate the strategy Brazil’s international insertion through education cooperation with Africa in accordance with the parameters of South-South Cooperation. Education has always had a relevant position in the formation of the human resources for the States. However, this kind of cooperation has received a greater emphasis in the 21st century, as the regional integration becomes the main pillar of development and the emerging countries start to question the international politics more heavily. This has reinforced the partnership between the countries from the South, affecting directly the logic of the International Cooperation for Development, which had already been established by developed countries. The methodology used is qualitative and focuses on the analysis of three projects ˗ the Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), the Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) and the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – using primary sources and official data of the countries, as well as an extensive bibliographic review. The found results shows that the cooperation established between Brazil and Africa, led by the educational projects, is constantly changing, depending on the national and international economic and political situation. Over time, however, this cooperation is converging to a more horizontal perspective that is closer to a new kind of international cooperation, the South-South Cooperation, and, because of that, is affecting the logic of the international system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSouth-South cooperationen
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectEducational cooperationen
dc.subjectPolítica externa : Brasilpt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectBrazil-Africa relationsen
dc.titleA cooperação educacional entre Brasil e África : papel estratégico nos marcos da cooperação sul-sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001026491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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