Repositório Digital

A- A A+

A conversão da língua em discurso : enunciar para significar

.

A conversão da língua em discurso : enunciar para significar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
Autor Silva, Carmem Luci da Costa
Resumo Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem.
Abstract This study intends to answer the following question: How can the student continue their history of utterances, to found themselves as subjects in their mother tongue, in new experiences of signification in language in the classroom at the University? In order to answer this question, we address the different domains in which the problem of signification is located within the theory of Émile Benveniste (1995; 1989) about language/langue/discourse to indicate the importance of considering the translinguistic domain in reading and writing activities at the University, in different courses, covering different fields of knowledge. This reflection enables us to theoretically support classroom activities, centered on language in use, to enable the student to continue their history of utterances and their experience of signification as subject in and through language.
Contido em Antares. Caxias do Sul, RS. Vol. 8, n. 15 (jan./jun. 2016), p. 15-28
Assunto Discurso
Ensino de língua materna
Enunciação
Língua materna
[en] Discourse
[en] Mother language teaching and learning
[en] Signification
[en] Utterance
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/166218
Arquivos Descrição Formato
001046338.pdf (258.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.