Repositório Digital

A- A A+

Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes

.

Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
Autor Correa, Marcos Kroning
Orientador Souza, Jusamara Vieira de
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Violão : Auto-aprendizagem : Adolescentes
Resumo Este estudo qualitativo investiga os procedimentos envolvidos na auto-aprendizagem do violão, em contexto extra-escolar, através de cinco estudos de caso realizados com adolescentes. Entre outras questões a pesquisa discute as motivações que levam cinco jovens, entre 15 e 16 anos, no seu tempo livre, a buscar suas próprias formas de aprender, e descreve e analisa os procedimentos metodológicos utilizados. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, registradas em fitas cassete e fitas VHS, realizadas nas próprias casas dos adolescentes, no periodo de julho de 1999 a janeiro de 2000, em Porto Alegre. O estudo aponta elementos importantes relacionados as práticas pedagógicas de autoformação no instrumento, inseridas na prática pedagógica extra-escolar.
Abstract This qualitative study investigates the procedures involved in self-leaming guitar playing, in an extra school context, through five case studies. The motivation which takes five youngsters, between fifteen and sixteen years old, to seek the their own ways of leaming in their spare time and the methodological procedures used are the issues investigated in this research. The interview, semi-structured 1n recorded cassettes and on video-tape, were made in the teenagers' homes between July 1999 and January 2000, in Porto Alegre. The study highlights important elements related to the pedagogical practices of self-graduation in the instrument, inserted in the extra school pedagogical practice.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/166223
Arquivos Descrição Formato
000275172.pdf (23.45Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.