Repositório Digital

A- A A+

Empoderamento na rede

.

Empoderamento na rede

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Empoderamento na rede
Autor Barbosa, Mônica Araújo
Orientador Cavedon, Neusa Rolita
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Social.
Assunto Gestão social
[en] Empowerment
[en] New information and communication technology (ICT)
[en] Public service residency
Resumo O presente trabalho analisa o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de empoderamento dos integrantes da Cooperativa de Comunicação Comunitária da Vila Bom Jesus, um dos eixos do programa Cidade Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima. O objetivo foi investigar, por meio da residência solidária, tecnologia social que consiste na imersão do pesquisador nos contextos político, social, histórico e cultural de um projeto social, como o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sobre ferramentas da Internet, que possibilitam o exercício da autoria e da interatividade, pode contribuir aos processos de empoderamento de jovens de baixa renda. A escolha de blogs, como objetos de intervenção, resultou na produção de um webjornal pelos alunos e numa significativa elevação da autoconfiança e da auto-estima, além de ampliar a capacidade de comunicação do grupo. A residência solidária é um pré-requisito do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) à obtenção do título de especialista em Gestão Social.
Abstract The present work analyzes the use of new Information and Communication Technology (ICT) in the empowerment process for members of the Cooperativa de Comunicação Comunitária da Vila Bom Jesus (Bom Jesus Community Media Cooperative) at a municipal public school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The cooperative is part of a program called Cidade Escola (School City), developed by the school district in partnership with the United Nations Educational Scientific and Cultural Organization (UNESCO). Over the course of a public service residency, a method which involves the researcher's immersion in the political, social, historical and cultural contexts of a social project, the researcher investigated how the development of Internet skills and knowledge made it possible for students to exercise their own authorship and interactivity, contributing to these low income youths' empowerment process. Choosing blogs as the intervention method resulted in the production of a web-based newspaper and in a significant improvement in the students' overall self-confidence and self-esteem, as well as increasing the group's communicative abilities. This public service residency was a pre-requisite for obtaining the title of specialist in Social Program Management through the Graduate School of Business Administration at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS).
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/16629
Arquivos Descrição Formato
000686331.pdf (1.853Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.