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dc.contributor.authorKlaudat, André Nilopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-14T02:27:34Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0100-512Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/166333pt_BR
dc.description.abstractNeste texto examino o sentido da obrigatoriedade da promessa em Hume, especialmente no contexto da sua classificação da virtude do cumprimento das promessas como virtudes artificiais. Nisso a posição de Hume se distingue das posições aristotélica e kantiana em Anscombe e Herman respectivamente. Mas, o problema principal – que não há um motivo natural para o cumprimento das promessas– divide intérpretes de Hume: Cohon e Baier. Defendo, seguindo Baier, que, embora não haja o referido motivo natural, há uma paixão ou motivos eficientes – por certo, não naturais como o motivo natural que nos conduz ao cuidado dos nossos filhos – que é o auto-interesse esclarecido: ele é auto-interesse e assim real e natural num sentido; e é esclarecido porque no reconhecimento de sua correspondência nos outros se engendra um vínculo com o benefício comum, no sentido de “de todos e de cada um”.pt_BR
dc.description.abstractIn this essay I examine the obligation of promises according to Hume, giving special consideration to his view of the virtue of fulfilling one’s promises as an artificial virtue. In this, Hume’s position distinguishes itself from the Aristotelian and the Kantian views according to Anscombe and Herman, respectively. However, the main difficulty –that there is no natural motive to the fulfilling of promises, as there apparently should be for every natural obligation – divides the scholars of Hume: Cohon and Baier. I maintain, following Baier, that, in spite of the inexistence of a natural motive to the fulfillment of promises, there is a passion or effective motives – not natural as the natural motive that makes us care about our offspring – that can be called enlightened self-interest: it is a self-interest, and thus far real and natural; it is enlightened because of the recognition of its correspondence in others, which links it to a “common benefit” in the sense of a “mutual advantage”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofKriterion : revista de filosofia. Belo Horizonte, MG. Vol. 52, n. 124 (jul./dez. 2011), p. 429-445pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHume, David, 1711-1776pt_BR
dc.subjectHumeen
dc.subjectObligation of promisesen
dc.subjectTeoria da obrigaçãopt_BR
dc.subjectArtificial virtuesen
dc.subjectPromessapt_BR
dc.subjectEnlightened self-interesten
dc.subjectVirtude (Filosofia)pt_BR
dc.titleA obrigação da promessa em Humept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000850976pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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