Repositório Digital

A- A A+

Paisagem em circulação : o imaginário e o patrimônio paisagístico de São Francisco do Sul em cartões-postais (1900-1930)

.

Paisagem em circulação : o imaginário e o patrimônio paisagístico de São Francisco do Sul em cartões-postais (1900-1930)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Paisagem em circulação : o imaginário e o patrimônio paisagístico de São Francisco do Sul em cartões-postais (1900-1930)
Autor Martins, Marina Cañas
Orientador Pesavento, Sandra Jatahy
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Assunto Cidades : Imaginario
Paisagem urbana
Patrimônio histórico
São Francisco do Sul (SC)
[en] Heritage
[en] Imaginary
[en] Landscape
Resumo A partir de duas temáticas principais - paisagem e imaginário - esta investigação buscou identificar valores patrimoniais na paisagem, reconhecendo-a como um bem cultural, que envolve os conceitos de patrimônio material, imaterial e natural. A pesquisa teve como objetivo buscar os traços e registros do passado que identificassem as atribuições de valor à paisagem da cidade de São Francisco do Sul, SC, do início do século XX, bem como seus elementos mais representativos, suas identidades e seus lugares de memória. O estudo deu-se a partir da análise da representação da paisagem de São Francisco do Sul em cartões-postais produzidos e circulados no período de 1900-1930, entendendo o estudo das representações como um meio de aproximação ao imaginário da época. Adotou-se uma visão integradora da paisagem, considerando tanto suas características subjetivas/simbólicas como suas características objetivas/morfológicas. Sendo assim, montou-se uma grade interpretativa que possibilitou a análise de descritores icônicos e descritores sociais e de circulação. A interpretação dos dados revelou que a paisagem estudada foi possuidora de valores patrimoniais que foram entendidos como valores estéticos; valores naturais e ecológicos; valores produtivos; valores de uso social; e valores simbólicos e identitários.
Abstract Taking two subjects as focus - landscape and imaginary - this research aimed to identify heritage values in landscape, as we recognize landscape as a cultural property that includes concepts of tangible, intangible and natural heritage. The investigation had the objective of searching vestiges and registers of the past that could identify the attribution of values in the landscape of São Francisco do Sul, SC, as well as its most representative elements, its identities and its places of memory. The study used postcards of São Francisco do Sul produced and distributed from 1900 to 1930, as we considered the study of representations as one means of proximity to the imaginary of that period. We used an integrated vision of landscape, considering not only its morphological but also its symbolic characteristics. Constructing an interpretative frame, that made possible the reading of iconic, social and circulation describers, we could conclude that the landscape of São Francisco do Sul had significant social use, aesthetical, natural, ecological, productive and symbolical heritage values.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16653
Arquivos Descrição Formato
000700029.pdf (13.84Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.