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A atuação das empresas de serviços contábeis no processo de gestão de seus clientes

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A atuação das empresas de serviços contábeis no processo de gestão de seus clientes

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Título A atuação das empresas de serviços contábeis no processo de gestão de seus clientes
Outro título Accounting services company’s performance in its clients management processes
Autor Silva, Barbara Martins da
Orientador Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Contabilidade gerencial
Gestão
[en] Accountin services
[en] Global principles of management accounting
[en] Management
[en] Management accounting
Resumo Através do fornecimento de relatórios gerenciais, a contabilidade pode conceder informações que auxiliam no processo de gestão das empresas. O desafio dos contadores atuais é fornecer dados que sejam úteis e relevantes aos gestores. Os Princípios Globais de Contabilidade Gerencial que orientam e elevam a prática de Contabilidade Gerencial são quatro: influência, relevância, confiança e valor. Em sua essência, a Contabilidade Gerencial pode oferecer uma abordagem de gestão organizacional que favorece o desenvolvimento e a execução da estratégia dentro da organização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar como as empresas de serviços contábeis auxiliam no processo de gestão de seus clientes. A técnica metodológica utilizada foi o levantamento dedados, por meio de aplicação de questionário com perguntas abertas realizadas a oito empresas de serviços contábeis do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que todas as organizações entrevistadas estão auxiliando seus clientes no processo de gestão com o fornecimento de relatórios gerenciais e através da comunicação com as diversas áreas das organizações. Além disso, as empresas contábeis revelaram que estão seguindo sete das 14 (catorze) áreas centrais da função de Contabilidade Gerencial, de acordo com os Princípios Globais de Contabilidade Gerencial. Entretanto, ainda há pouco interesse por parte dos clientes, sendo verificada a mudança de postura como fator decisivo para o reconhecimento da Contabilidade Gerencial como elemento determinante no processo decisório. Concluiu-se que todos os participantes da pesquisa demonstraram interesse com a gestão dos negócios de seus clientes, pois também faz com que a postura dos empresários, quanto à utilização da contabilidade para fins de comprimento de obrigações acessórias, mude.
Abstract Through providing management reports, accounting can supply information that could help in the company’s management processes. The challenge of current accountants is to deliver data that might be useful and relevant for managers. There are four Global Principles of Management Accounting that guide and rise the practice on Management Accounting: influence; relevance; trust and value. In its essence, Management Accounting can offer an organizational management approach that benefit the development and the execution of the strategy in the company. For that matter, this study aims to identify how accounting services companies help during the management processes of their clients. The methodological technique was data collection; by means of applying open questions questionnaires to eight accounting services companies from Rio Grande do Sul. The results highlighted that all interviewed organizations are helping the clients in the management process by supplying the management reports and with communication with all other areas of the organizations. In addition, the accounting companies revealed that they are following seven from fourteen central area of the Management Accounting function, according to the Global Principles of Management Accounting. However, clients have little interest, but it was verified that the decisive factor is the change in posture so it in order to have the recognition of Management Accounting as a determining factor to the decision-making. It is concluded that all survey participants demonstrated interest with management business and its clients, because this make the posture of entrepreneurs change, about the use in accounting to ancillary obligation.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/167234
Arquivos Descrição Formato
001019019.pdf (548.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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