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dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorScarinci, Rodrigo Drebespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-15T02:28:39Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/167262pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as barreiras existentes à entrada no mercado de franquias do Rio Grande do Sul, bem como fazer um panorama do setor e entender quais os principais motivos, na ótica dos franqueados e possíveis franqueados, para o sucesso deste modelo de negócios. O trabalho trata dos temas pertinentes ao mercado de franquias, tais como: histórico, definições, legislações e estruturas. Para se atingir o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa com o intuito de entender as principais barreiras existentes no setor, sendo aplicada com franqueados e possíveis investidores do mercado de franquias. Por meio da análise destes questionários, concluiu-se que o mercado de franquias possui como principais barreiras as politicas governamentais, os custos de mudança e a necessidade de capital. Todavia, os empreendedores optam por adquirir uma franquia a fim de não só romper as barreiras de entrada como transformá-las em uma vantagem competitiva para a empresa franqueada.pt
dc.description.abstractThe present paper aims to analyze the entry barriers to the franchise market in Rio Grande do Sul, as well as to provide an overview of the sector and to understand the main purposes, on the franchisees and potential franchisees’ sight, for the success of this business model. The present study deals with issues related to the franchise market, such as: history, definitions, legislation and structures. To reach the projected objective, a research was developed to understand the main barriers in the industry, being applied with franchisees and possible investors in the franchise market. Through the examination of these questionnaires it was concluded that the franchise market has the government policies, costs of change and the need for capital as its main barriers. However, entrepreneurs choose to acquire a franchise not only to transpose the entry barriers but to make them a competitive advantage for the franchisee.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFranchisingen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEntry barriersen
dc.subjectMarket structuresen
dc.titleO mercado de franquias no Rio Grande do Sul : uma análise das barreiras ao setorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021772pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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