Repositório Digital

A- A A+

Impacto das práticas parentais no desempenho acadêmico das crianças

.

Impacto das práticas parentais no desempenho acadêmico das crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Impacto das práticas parentais no desempenho acadêmico das crianças
Autor Vieira, Luciane Machim
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] Academic achievement
[en] Child development
[en] Economics of education
[en] Multinomial logistic regression
[en] Parental practices
Resumo Este trabalho apresenta uma análise da relação existente entre as práticas parentais e o desempenho acadêmico das crianças. Diversos autores abordam a questão da importância dos pais para o desenvolvimento adequados das habilidades cognitivas e socioemocionais dos filhos, que possui forte impacto na aprendizagem das crianças. Estudar os estilos e práticas educativas adotadas pelos pais é fundamental uma vez que eles são fortes determinantes da forma como se dará a interação entre os integrantes do ambiente familiar. As práticas educativas são essenciais visto que estimulam resultados específicos, como é o caso de melhorias no desempenho escolar. Assim, foram utilizados os dados do Saeb (questionários aplicados nos alunos e professores mais os resultados nas provas de proficiência em língua portuguesa e matemática) para o 5º ano do Ensino fundamental com corte para o Rio Grande do Sul e por meio de uma regressão logística multinomial se mediu o quanto se aumenta ou reduz a probabilidade de um aluno que recebe incentivos parentais estar em determinado nível em comparação com um aluno que não recebe tais incentivos.
Abstract This paper presents an analysis of the relationship between parental practices and the children’s academic achievement. Several authors discuss the importance of the family for the adequate development of children's cognitive and socioemotional abilities, which has a strong impact on children's learning. Studying the styles and educational practices adopted by the parents is fundamental since they are strong determinants of the way the interaction between the members of the familiar environment will be given. Educational practices are essential because they stimulate specific outcomes, such as improvements in academic achievement. Thus, the data of Saeb 2013 (questionnaires applied to students and teachers plus the results in the tests of proficiency in Portuguese and mathematics) for the 5th year of primary education were used with a cut for Rio Grande do Sul and through a multinomial logistic regression we measured how much increases or reduces the probability of a student receiving parental incentives to be at a certain level compared to a student who does not receive such incentives.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/167272
Arquivos Descrição Formato
001021328.pdf (1.809Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.