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dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Nathália Gonçalves dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-15T02:29:14Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/167278pt_BR
dc.description.abstractSegundo a Teoria do Capital Humano, investimentos em educação aprimoram as habilidades dos indivíduos, implicando um aumento de produtividade no trabalho, o que faz o “fator humano” ser considerado, também, uma forma de capital. Sendo assim, o capital humano foi incluído como variável explicativa nos modelos de crescimento econômico, tal como exposto nos modelos de Mankiw, Romer e Weil (1992) e Romer (1990), por exemplo. Estudos mais recentes atentam para a importância de se investir no ensino regular, afirmando que a taxa de retorno é maior para aqueles indivíduos que desenvolvem suas capacidades durante a infância. Neste sentido, levanta-se um debate na sociedade sobre os aspectos quantitativos e, principalmente, qualitativos da educação. No caso brasileiro, os dados disponíveis mostram que o investimento em educação vem aumentando com o passar dos anos, embora as notas médias dos alunos fiquem abaixo se comparadas a outros países da América Latina, evidenciando problemas de gestão e de qualidade do sistema educacional. Este trabalho explora alguns modelos empíricos que relacionam qualidade da educação e crescimento econômico.pt_BR
dc.description.abstractAccording to the theory of human capital, investments in education improve the skills of individuals, resulting in increased productivity at work, which makes the "human factor" to be considered, also, a form of capital. Thus, human capital was included as an explanatory variable in the models of economic growth, as exposed in the models of Mankiw, Romer and Weil (1992) and Romer (1990), for example. More recent studies alert to the importance of investing in regular education, saying the rate of return is higher for those individuals who develop their skills during childhood. In this sense, it raises a debate in society about the quantitative aspects and, mainly, qualitative education. In Brazil, the available data show that investment in education has increased over the years, although the average scores of students are below compared to other countries in Latin America, highlighting management issues and quality of the educational system. This paper explores some empirical models that relate quality of education and economic growth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectHuman capitalen
dc.subjectGrowth modelsen
dc.subjectEconomic growthen
dc.subjectEducation qualityen
dc.subjectBrazilian economyen
dc.titleEducação e capital humano : uma análise para a economia brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021622pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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