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dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Lucas Mendespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-15T02:32:05Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/167314pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar as barreiras à entrada que mais afetam as startups da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). O aumento do empreendedorismo na economia brasileira, aliado à elevação dos níveis de escolaridade e acesso ao ensino superior, sugere um cenário positivo para o surgimento de novas startups. Apesar de seu alto grau de tecnologia e inovação, é de se esperar que estas empresas também sofram desestímulos devido a barreiras à entrada em seus respectivos mercados, o que impõe a adoção de estratégias competitivas para se firmarem no mercado. A fim de atingir o objetivo proposto, buscaram-se referências teóricas sobre essas temáticas. Analisa-se também o cenário brasileiro e regional sobre empreendedorismo e startups, apresentando o perfil dos empreendedores de startups e as principais características dessas empresas. Por fim, realiza-se análise dos resultados de uma pesquisa aplicada em 71 startups da RMPA, visando identificar as barreiras à entrada e estratégias competitivas dessas empresas. Concluiu-se que, dentre as barreiras consideradas mais significativas, os custos de mudanças e as políticas governamentais foram as mais mencionadas, enquanto que as barreiras ocasionadas por economias de escala foram as que menos afetaram as startups da RMPA. Ao se analisar as estratégias competitivas, verificou-se que mais da metade das empresas recorrem à estratégia de diferenciação de produto, e em geral, apenas dez por cento das empresas utilizam a estratégia de liderança nos custo total.pt
dc.description.abstractThe present work aims to investigate barriers of entry that most affect startups of the Metropolitan Region of Porto Alegre (RMPA). The increase of entrepreneurship in the Brazilian economy, together with the increase in educational levels and access to higher education, suggests a positive scenario for the emergence of new startups. Despite the high degree of technology and innovation, it is expected that companies also suffer from discouragement due to barriers to entry into their respective markets, which requires the adoption of competitive strategies to establish themselves in the market. In order to reach the proposed objective, theoretical references on thematic were sought. It also analyzes the Brazilian and regional scenario on entrepreneurship and startups, presenting the profile of entrepreneurs of startups and as main characteristics of companies. Finally, it carried out an analysis of the results of an applied research in 71 startups of MRPA, aiming to identify as entrance barriers and competitive strategies of companies. It was concluded that, as barriers considered more significant, the costs of changes and government policies were more mentioned, while the barriers caused by economies of scale were as less affected as RMPA startups. When analyzing as competitive strategies, it was verified that more than half of the companies use the strategy of product differentiation, and in general, only ten percent of the companies use a strategy of leadership in the total cost.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectBarriers to entryen
dc.subjectCompetitive strategiesen
dc.subjectStartupsen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectInnovationen
dc.titleAnálise das barreiras à entrada e estratégias competitivas nos mercados das startups da Região Metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001020485pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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