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Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências

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Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências

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Título Análise dos planos de ensino do curso de biblioteconomia da UFRGS : estudo bibliométrico de referências
Autor Brambilla, Sonia Domingues Santos
Orientador Stumpf, Ida Regina Chitto
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bibliometria
[en] Bibliometric studies
[en] Curriculum
[en] Educational plans
[en] Librarianship
[en] Reference analysis
Resumo Reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRGS, no período 2004/1. O objetivo principal do estudo foi traçar o perfil das referências utilizadas nos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas mais referenciados, procedência dos autores, tipologia e autores citados, auto-referenciação, temporalidade dos documentos, periódicos referenciados, distribuição das referências por disciplina e por área, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram a técnica de análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre o ensino superior no Brasil, fundamentos educacionais e bibliometria e análise de referências. Os resultados principais revelaram que as áreas apresentam médias de referências muito próximas, demonstrando evolução da produção e do armazenamento para o paradigma da informação. Livro e capítulo de livro perfazem 60% do total de citações, confirmando a preferência por este tipo de documento nas Ciências Sociais e a Biblioteconomia. O formato predominante dos documentos foi o impresso, com 79% das referências. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a UFMG como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o que sugere contemporaneidade das citações. O idioma mais citado foi o português e a disponibilidade e acesso apresentaram resultados acima de 80%. Pretendeu-se, ao mapear as referências citadas nos planos de ensino do curso, contribuir para a formação da identidade de um campo em constante transformação, com a preocupação básica de fornecer dados que incentivem novas pesquisas sobre a literatura utilizada no curso de Biblioteconomia.
Abstract Reflects about the educational plans structure and organization, of UFRGS Librarianship curriculum's course, at 2004/1. The main objective was drawing the references profile used in the educational plans, through the analysis of document type, referred language, author' origin, typology and cited author, self-referred author, publication year, journal title, references distribution by discipline and area, documents availability and accessibility. The methodological procedures used the technique of reference analysis in the accomplishment of a bibliometric study. The literature revisal launched a glance on the higher education in Brazil, educational foundations and bibliometric and reference analysis. The main results revealed that the areas presented proximity of references averages, demonstrating evolution from produce and preservation to the information paradigm. Book and chapter of book performed 60% of total citations, confirming the preference at this document type in the Social Sciences and Librarianship. The predominant documents format was printed matter, with 79%. The authorship analysis exposed 60% of Brazilian authors, UFMG as more productive institution and preference for the personal authorship. The publication year pointed 70% with date superior to 1990, which suggests contemporary citations. The more cited language was Portuguese and, about availability and accessibility, presented results above 80%. It was intended, when mapping the cited references of educational plans, to contribute for the identity of a field in constant transformation, with the basic concern of supplying data that motivate new researches on the literature used in the Librarianship course.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16763
Arquivos Descrição Formato
000457361.pdf (632.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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