Repositório Digital

A- A A+

Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal

.

Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
Autor Barcellos, Ana Luiza Rimoli Hormain
Orientador Porcello, Flávio Antônio Camargo
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação
Espetáculo
Jornalismo esportivo
Resumo O presente trabalho estuda as atuais condições de exercício do jornalismo, partindo da certeza de sua atual espetacularização na conjuntura da sociedade moderna. O objetivo do trabalho é verificar se, na atualidade, a mídia brasileira apresenta notícias esportivas sob uma linguagem espetacular que deturpa sua função social de informar o público, estruturando uma realidade voltada ao entretenimento. Para a investigação foram analisadas as matérias a respeito do gol mil do jogador Romário, veiculadas no Jornal O Globo e na Rede Globo de Televisão, durante o período compreendido entre 25 de março e 20 de maio de 2007, que marca os quase dois meses em que Romário perseguiu o gol mil. Optou-se por esta área tendo em vista a preferência nacional pelo futebol, bem como sua crescente importância econômica e conseqüente repercussão na mídia nacional. O objetivo é mostrar que a mídia tende a privilegiar - ou mesmo criar - acontecimentos sem importância e utilidade pública tendo em vista aspectos meramente mercadológicos, expressamente contrários aos preceitos básicos do jornalismo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16765
Arquivos Descrição Formato
000623681.pdf (964.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.