Repositório Digital

A- A A+

Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia de informação com o processo de desenvolvimento de produto

.

Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia de informação com o processo de desenvolvimento de produto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia de informação com o processo de desenvolvimento de produto
Autor Tonolli Júnior, Enor José
Orientador Brodbeck, Angela Freitag
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Alinhamento estratégico
Desenvolvimento de produto
Estratégias de negócios
Tecnologia da informação
[en] Information technology
[en] Product development process
[en] Strategic alignment elements
Resumo O produto é a representação final das capacidades e competências de uma empresa na tentativa de converter ideias, conceitos e percepções em algo concreto. Desenvolver produtos, portanto, constitui-se em uma tarefa complexa e decisiva para as empresas e requer definição de objetivos estratégicos e uso intensivo de tecnologias principalmente da tecnologia de informação. Esta tese tem por objetivo analisar as relações dos elementos de alinhamento estratégico nas diversas fases do processo de desenvolvimento de produto. Para tanto, foi utilizada a metodologia de estudo de caso múltiplo em três empresas do setor industrial situadas no sul do país. A coleta de dados baseou-se em um protocolo de pesquisa constituindo um roteiro de entrevistas semiestruturadas onde foram elencados todos os elementos pertinentes as duas dimensões pesquisadas e em análise de documentos. A validação do protocolo ocorreu através de uma aplicação piloto com especialistas da área de desenvolvimento de produto, de estratégia de negócio e de tecnologia da informação. A partir dos dados coletados foi iniciada a análise das relações entre os elementos de Alinhamento Estratégico entre negócio e tecnologia da informação com as fases do processo crítico de negócio Desenvolvimento de Produto. As relações entre os elementos de cada dimensão (Alinhamento Estratégico e Processo de Desenvolvimento de Produto) foram codificadas com a ajuda do software QSR NVivo 7®. Os resultados encontrados permitiram identificar a existência e as intensidades variadas de relacionamento entre os elementos de alinhamento estratégico e desenvolvimento de produto. As principais fases do PDP resultantes da observação foram: Pré-desenvolvimento, Desenvolvimento e Pós-desenvolvimento. Os principais elementos de AE encontrados às fases do PDP foram: Habilidades e Competências. Também, foi possível observar que as relações são dependentes da escolha estratégica da empresa de ser líder ou seguidora; e, perceber que o caráter estratégico ou operacional do processo de desenvolvimento de produto é direcionado pelos elementos de alinhamento tais como elementos de tecnologia da informação. A variação da intensidade das relações entre os elementos de alinhamento com as fases do processo de desenvolvimento de produto, indica que ocorrem alinhamentos e também desalinhamentos no processo de desenvolvimento de produto para as empresas estudadas.
Abstract Products are results of companies competences and capacity in transforming ideas, concepts and perceptions into goods with added value. Developing product is usually a complex activity, which demands a clear perception of the company goals along with the application of technologies, such as information technology. This research analysis the relationships between the strategic alignment elements within the different product development phases. A multiple cases study approach was applied to three metal mechanic companies in the South of Brazil. The data collection process was realized by interviews based on a research instrument, i.e. semi structured questionnaire, and documents analysis. Two dimensions, Strategic Alignment and Product Development Process, were selected to guide the data collection process throughout this work. The research instrument validation was made with the help of some experts in the areas of product development, business strategy and information technology. The relationships between the elements of each dimension, i.e. Strategic Alignment and Product Development Process, were classified using the QSR NVivo 7® tool, identifying the existence of relationships and level of intensity between the strategic alignment elements and the product development process. The research has identified two main strategic alignment elements that are abilities and competency. It was also observed that the types of relationships depend on the company strategy, i.e. as a leader or as a follower. The intensity level of the relationships between the strategic alignment elements with the product development process has shown also that this level of alignment can be higher or lower in the companies studied.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/16791
Arquivos Descrição Formato
000706974.pdf (3.188Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.