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Meia paisagem e meia : algumas considerações sobre o semi-visível

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Meia paisagem e meia : algumas considerações sobre o semi-visível

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Título Meia paisagem e meia : algumas considerações sobre o semi-visível
Autor Cezar, Claudia Zimmer de Cerqueira
Orientador Fervenza, Helio Custodio
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte contemporânea
Fotografia : Semi-visível : Paisagem
Paisagem : Arte
Poeticas visuais
[en] Landscape
[en] Photography
[en] Semi-visible
Resumo A presente pesquisa, intitulada Meia paisagem e meia: algumas considerações sobre o semivisível, é realizada na área de Poéticas Visuais e busca desenvolver um pensamento reflexivo entrecruzado a uma prática artística pessoal. Para tanto, o texto tece considerações acerca da produção de fotografias de paisagens que são parcialmente obstruídas por excessiva luz ou por uma névoa escura que paira sobre elas. As fotografias podem também apresentar certa ausência de nitidez, que se traduz em uma dificuldade de discernimento de contornos, contrastes e limites entre objetos. Estas questões são investigadas a partir da percepção da paisagem, de suas concepções, e de como é administrado o visível nas fotografias realizadas, ou seja, como as intervenções sobre estas interferem no que é visto. Frente a isto, procura-se analisar as noções de visibilidade e não-visibilidade, recorrendo-se, nestes casos, ao conceito de semi-visível. Este conceito é empregado para designar o jogo existente entre o que se pode ver e reconhecer e uma parte que interrompe o acesso ao que seria reconhecível nas referidas fotografias.
Abstract This study, entitled, Landscape medium and medium: considerations about the semi-visible, is conducted in the field of Visual Poetics and strives to undertake a reflective analysis interwoven with a personal artistic practice. To do so, the text develops considerations about the production of photographs of landscapes that are partially obstructed by excessive light or by a dark mist that hovers over them. The photographs may also have a certain absence of sharpness, which creates a difficulty in discerning shapes, contrasts and limits between objects. These issues are investigated from the perception of landscape and its concepts, and of how the visible is administered in the photographs taken, or that is, how the interventions about them interfere in what is seen. Thus, it sought to analyze the notions of visibility and non-visibility, turning in these cases to the concept of the semi-visible. This concept is employed to designate the play between what can be seen and recognized and an element hat interrupts the access to that which is recognizable in the photographs.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16797
Arquivos Descrição Formato
000707521.pdf (4.332Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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