Repositório Digital

A- A A+

Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores

.

Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
Autor Cardoso, Victor Augusto Guerra
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2017
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Avaliação educacional
Brasil
Educação básica
Qualificação profissional
[en] Capability approach
[en] Education
[en] Quality of education
[en] Teacher evaluation
Resumo Esta dissertação tem como objetivo analisar teoricamente como as avaliações de professores podem auxiliar, através da expansão da base informacional,na construção de uma política educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação dentro do framework proporcionado pela Abordagem das Capacitações de acordo com a perspectiva de Martha Nussbaum. Procura-se analisar os aspectos considerados mais relevantes da educação na literatura das capacitações e das avaliações de professores, em especial em relação ao que cada formato e metodologia avaliativa é capaz de medir. Por fim, foi propõe-se a utilização de um formato e de duas das seis metodologias de avaliação de professores analisadas a fim de aprimorar a base informacional utilizada na construção de um índice de desenvolvimento educacional.
Abstract This dissertation aims to analyze theoretically how teachers' assessments can help, through the expansion of the information base, in building a focused educational policy to improve the quality of education within the framework provided by the Capability Approach in accordance with the prospect of Martha Nussbaum. It seeks to analyze the most relevant aspects of education in the capability’s literature and teachers’ evaluations, especially in relation to what each format and evaluative methodology is able to measure. Finally, it is suggested the use of one format and two of the six analized teachers’ assessment methodologies to improve the informational base used in the construction of an educational development index.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/168638
Arquivos Descrição Formato
001044603.pdf (990.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.