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Auditoria externa : um estudo sobre equidade de gênero em empresas de auditoria

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Auditoria externa : um estudo sobre equidade de gênero em empresas de auditoria

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Título Auditoria externa : um estudo sobre equidade de gênero em empresas de auditoria
Outro título External audit : a study on gender equity in auditing companies
Autor Crestani, Jéssica dos Santos
Orientador Rodrigues, Ana Tércia Lopes
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Auditoria externa
[en] Accounting
[en] External audit
[en] Gender equity
[en] Women's empowerment
Resumo Com a crescente ascensão da mulher no mercado de trabalho, a adequação das empresas para comportar esse novo perfil de profissional torna-se fundamental para garantir que a equidade de tratamento seja de fato praticada pelas organizações. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo verificar como duas das maiores empresas de auditoria externa estão promovendo a equidade de gênero e o empoderamento feminino através do que é exposto em seus Relatórios de Sustentabilidade de suas operações no Brasil. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir do procedimento de análise documental, avaliando os Relatórios de Sustentabilidade das empresas de auditoria independente, KPMG e PwC. Os resultados demonstraram que é possível identificar que as empresas estão promovendo ações para atingir a equidade de gênero e que as organizações analisadas parecem estar dispostas a promover a equidade de gênero e o empoderamento de mulheres nas empresas e sociedade. Entretanto, percebeu-se que mesmo que a empresa tenha como premissa a igualdade de oportunidade, as mulheres que ocupam cargos de liderança foram menos avaliadas do que seus colegas do sexo masculino, remetendo a presença do Teto de Vidro. Por fim, conclui-se que promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino dentro das organizações é um desafio, mesmo que seja uma pauta destacada dentro delas. Além disso, os desafios sociais enfrentados pelas profissionais mulheres acabam interferindo nas oportunidades oferecidas, pois a aceitação delas dentro das organizações, muitas vezes, apenas reflete a cultura preconceituosa em que estão inseridas.
Abstract With the increasing rise of women in the labor market, the adequacy of companies to incorporate this new professional profile becomes fundamental to ensure that treatment fairness is actually practiced by organizations. In this sense, the present study aims to verify how two independent auditing companies in Brazil are promoting gender equity and female empowerment through what is exposed in its Sustainability Reports. In order to achieve this objective, the method used was documentary research, analyzing the Sustainability Reports of independent auditors, KPMG and PwC. The results showed that it is possible to identify that companies are promoting actions to achieve gender equity and that the organizations analyzed seem to be willing to promote gender equality and the empowerment of women in companies and society. However, it has been found that even if the company is premised on equal opportunity, women in leadership positions were less valued than their male counterparts. Finally, it is concluded that promoting gender equity and women's empowerment within organizations is a challenge, even if it is a prominent agenda within them. In addition, the social challenges faced by women professionals end up interfering with the opportunities offered, because their acceptance within organizations often only reflects the prejudiced culture in which they are inserted.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/168700
Arquivos Descrição Formato
001022495.pdf (520.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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