Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFinatto, Maria José Bocornypt_BR
dc.contributor.authorStefani, Monicapt_BR
dc.contributor.authorEvers, Alinept_BR
dc.contributor.authorPasqualini, Bianca Francopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-20T02:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1983-3652pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168701pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, relata-se uma investigação inicial que pretendeu qualificar a elaboração e a facilidade de uso de recursos didáticos para Educação a Distância (EAD) na área de Letras/Língua Portuguesa e Leitura. Apresentam-se o planejamento do recurso, a seleção de materiais e as noções teóricas envolvidas e o desenho inicial da atividade, que consistiu em ler e avaliar a complexidade de um conjunto de textos curtos. A experiência revelou sucesso apenas para um pequeno grupo controlado de alunos e insucesso em grande grupo, sem controle. Para a melhoria do recurso criado e da sua implementação didática, indica-se a necessidade de realização de atividades prévias presenciais de estudo com os grupos envolvidos e de avaliação de resultados com os alunos respondentes após a tarefa realizada.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we describe an initial investigation that intended to qualify the elaboration and usability of didactic resources for Distance Learning (DL) in the field of Languages/Portuguese Language and Reading. We present the planning of the resource, the selection of materials and the theoretical notions involved, and the initial design of the activity, which consisted in reading and evaluating the complexity of a set of short texts. The experience was successful only for a small controlled group of students and unsuccessful for the large uncontrolled group. In order to improve the devised resource and implement it didactically, there is the need to perform previous presential learning activities with the involved groups and proceed with the student’s evaluation of the results after the task is accomplished.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTexto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2016), p. 64-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDigital environmentsen
dc.subjectTextual complexityen
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectDistance learning resourcesen
dc.subjectVocabularyen
dc.subjectComplexidade textualpt_BR
dc.titleVocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeVocabulary, textual complexity and reading comprehension in digital learning environments : an initial investigation with high school studentsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001047495pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples