Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonotto, Mariana Manfroi da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMarçal, Kauan Sanderpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-20T02:31:46Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168716pt_BR
dc.description.abstractEm virtude de inovações tecnológicas e necessidades de mercado, novas demandas estão sendo necessitadas aos profissionais contábeis. Para acompanhar essas demandas, novos perfis e habilidades estão sendo requisitados aos profissionais dessa área. A International Education Standard (IES 3) cita cinco grupos de habilidades que devem ser desenvolvidas pelo contador. Assim, o objetivo desse estudo é identificar a percepção dos formandos de Ciências Contábeis da UFRGS quanto ao desenvolvimento dessas habilidades a luz da IES 3. Para isto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, sob a forma de levantamento, por meio da aplicação de um questionário aos formandos, que totalizou 50 respostas. Como resultados obtidos na análise foi evidenciado que a habilidade organizacional e de gerenciamento de negócio obteve o maior grau e a maior média de satisfação ao passo que as habilidades interpessoais e de comunicação obteve o menor grau e a menor média de satisfação. 76% dos formandos responderam que se sentiram contemplados pelas habilidades a luz da IES 3 ao longo do curso e 38% dos alunos responderam que as habilidades interpessoais e de comunicação foram as habilidades menos desenvolvidas de acordo com a IES 3 ao longo do curso. Espera-se, portanto, que esse tema gere reflexão dentro da academia e contribua para que os docentes e discentes discutam sobre as novas demandas do profissional contábil.pt_BR
dc.description.abstractDue to technological innovations and market needs, new demands are being required of accounting professionals. To accompany these demands, new profiles and skills are being requested from professionals in this area. The International Education Standard (IES 3) lists five skill sets that must be developed by the accountant. Thus, the objective of this study is to identify the perception of graduates of Accounting Sciences of UFRGS regarding the development of these skills in the light of IES 3. For this, a quantitative, descriptive research was conducted in the form of a survey, through the application of A questionnaire to the trainees, which totaled 50 responses. As results obtained in the analysis showed that the organizational ability and business management obtained the highest degree and the highest average satisfaction while the interpersonal and communication skills obtained the lowest degree and the lowest average satisfaction. 76% of the trainees responded that they felt they were covered by the IES 3 light abilities throughout the course and 38% of the students answered that the interpersonal and communication skills were the least developed skills according to IES 3 throughout the course. It is hoped, therefore, that this theme will generate reflection within the academy and will help teachers and students discuss the new demands of the accounting professional.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIES 3en
dc.subjectContadorespt_BR
dc.subjectAccountant skillsen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAccountant profileen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of skills in the light of the International Education Standard 3 : analysis of the perception of Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sulen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001022502pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples