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Preceptoria como modalidade de ensino na saúde : atuação e características do preceptor cirurgião-dentista da atenção primária

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Preceptoria como modalidade de ensino na saúde : atuação e características do preceptor cirurgião-dentista da atenção primária

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Título Preceptoria como modalidade de ensino na saúde : atuação e características do preceptor cirurgião-dentista da atenção primária
Outro título Preceptorship as a teaching method in health education: role and characteristics of the dental preceptor in primary health care
Outro título Preceptoria como modalidad de enseñanza en la salud: actuación y características del preceptor cirujano dentista de la atención primaria
Autor Rocha, Patrícia Flores
Warmling, Cristine Maria
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Resumo Este estudo de caso de abordagem qualitativa propôs-se a compreender a atuação do preceptor, cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde, na formação em Odontologia, analisando características para a preceptoria. A pesquisa aconteceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A coleta de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes e preceptores (n=20), observação participante e análise documental. A preceptoria é uma modalidade de ensino na saúde reconhecida e presente na formação de cirurgiões-dentistas. O preceptor tem um papel fundamental na orientação, explicação, escuta e aproximação/inserção do estudante no processo de trabalho interdisciplinar em equipe multiprofissional, sendo uma referência para o estudante no serviço. Desafios foram apontados quanto ao processo de avaliação do estudante pelo preceptor no período do estágio e quanto à formação pedagógica dos cirurgiões-dentistas para o ensino na saúde. O fortalecimento da relação universidade-serviço-preceptor deve ser (re) construído continuamente pela aproximação/apoio permanente da universidade aos preceptores.
Abstract This qualitative case study sought to understand the role of dental preceptors in dental training, specifically in primary health care, analyzing the characteristics required for preceptorship. The research took place in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection involved the administration of semi-structured interviews with students and preceptors (n=20), participant observation, and document analysis. Preceptorship is a teaching method acknowledged in the health field and present in dental training. Preceptors play an essential role in guiding, explaining, listening, and approaching/inserting students in the interdisciplinary work process in a multiprofessional team and are a reference for students in the service. Challenges were identified with regard to the process of preceptor’s evaluation of students during the internship period and with regard to the pedagogical training of dentists to provide health education. The strengthening of the university-service-preceptor relationship should be continuously (re)built with the permanent approach/support of university to preceptors.
Resumen Este estudio de caso con abordaje cualitativo buscó comprender la actuación del preceptor, cirujano dentista de la Atención Primaria de Salud, en la formación en Odontología, analizando características para la preceptoría. La investigación ocurrió en Porto Alegre, estado de Rio Grande do Sul. La recolección de datos se basó en entrevista semi-estructuradas con estudiantes y preceptores (n=20), observación participante y análisis documental. La preceptoría es una modalidad de enseñanza en salud reconocida y presente en la formación de cirujanos dentistas. El preceptor tiene un papel fundamental en la orientación, explicación, escucha y acercamiento/inserción del estudiante en el proceso de trabajo interdisciplinario en equipo multiprofesional, siendo una referencia para el estudiante en el servicio. Se señalaron desafíos respecto al proceso de evaluación del estudiante por el preceptor en el periodo de prácticas y respecto a la formación pedagógica de los cirujanos dentistas para la enseñanza en salud. El fortalecimiento de la relación universidad-servicio-preceptor debe ser (re)construido continuamente por el acercamiento/apoyo permanente de la universidad a los preceptores.
Contido em Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2016), p. 96-112
Assunto Atenção primária à saúde
Educação em odontologia
Sistema Único de Saúde
[en] Dental continuing education
[en] Dental education
[en] Preceptorship
[en] Primary health care
[en] Unified Health System
[es] atención primaria de la salud
[es] educación continua en odontología
[es] educación en odontología
[es] Preceptoria
[es] Sistema Único de Salud
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/168739
Arquivos Descrição Formato
001003654.pdf (292.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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