Repositório Digital

A- A A+

Da responsabilidade sobre o mundo : a educação escolar como mediadora dos sentidos do saber

.

Da responsabilidade sobre o mundo : a educação escolar como mediadora dos sentidos do saber

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Da responsabilidade sobre o mundo : a educação escolar como mediadora dos sentidos do saber
Autor Lemos, Míriam Pereira
Orientador Craidy, Carmem Maria
Data 2008
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ensino público municipal
Escola
Identidade
Juventude
Política educacional
Projeto social
[en] Educational policy
[en] Identity
[en] Municipal public education
[en] Non-school education
[en] School education
[en] Young people
Resumo Esta pesquisa se propõe a fazer uma aproximação socioantropológica sobre os "sentidos" da educação escolar e não-escolar na perspectiva de jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social. Através de uma metodologia colaborativa com educadores sociais, caracteriza-se como um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, com uma breve análise comparativa das representações dos jovens da cidade de Austin, Texas, Estados Unidos. Procura mapear alguns dos discursos e práticas das políticas educacionais contemporâneas que visam superar à chamada crise da educação escolar, analisando-as através do paradigma cultural.
Abstract This research proposes to straighten the bonds between the socioanthropologic studies and the "senses" of the school education and non-school education in the perspective of young students in social vulnerabillity situation. Through a collaborative methodology with social educators, it caracterizes as case study in the Rede Municipal de Ensino at Porto Alegre city, with a short comparative analises with the representations of the kids in Austin, Texas, United States. It seeks to map some current educational policies pratics and discurses that pursues to overcome the called "schooling educational crisis" analizing them through of the cultural paradigma.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/16875
Arquivos Descrição Formato
000705307.pdf (480.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.