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Avaliação do conhecimento do direito e da saúde do idoso na perspectiva da educação popular

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Avaliação do conhecimento do direito e da saúde do idoso na perspectiva da educação popular

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Título Avaliação do conhecimento do direito e da saúde do idoso na perspectiva da educação popular
Autor Gama, Thereza Christina da Cunha Lima
Orientador Wannmacher, Clovis Milton Duval
Data 2017
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Direitos dos idosos
Educação popular
Idoso
Políticas públicas
Qualidade de vida
Saúde do idoso
[en] Assessment
[en] Education
[en] Elderly
[en] Law
[en] Quality of Life
Resumo Historicamente, a população brasileira vem passando por grandes mudanças demográficas. A população idosa crescerá mais rapidamente do que a população em geral. Mudanças mostram a necessidade de modificações nas atuais estratégias de ações ao idoso, a importância de maior estruturação, fortalecimento, qualificação e atuação das políticas públicas voltadas ao idoso assim como a educação do mesmo, visando um aumento da sua auto-estima e autosuficiência traduzindo em uma melhor qualidade de vida. Como objetivo, desenvolver pesquisa avaliativa das ações promovidas pelos agentes sociais em relação aos direitos legais do idoso e da saúde na perspectiva da Educação Popular. E como especifico: Realizar revisão de literatura sobre educação popular para idosos e contextualizar os dados obtidos no cenário nacional; Verificar se a presença do conhecimento do Direito e da Saúde do Idoso interfere na qualidade de vida das pessoas por meio da Educação Popular; Fazer um estudo comparativo dos idosos que vivenciam práticas educativas e os que não têm essa vivência e Elaborar um modelo teórico-lógico a ser utilizado na FATI na perspectivada educação popular para idosos.A opção do estudo é realizar uma pesquisa avaliativa do tipodescritivo de cunho quantitativo-qualitativo ligado à pesquisa ação e a pesquisa participante. Haverá, também, a utilização das técnicas de pesquisa como revisão bibliográfica em periódicos nacionais, observação participante, análise da documentação, aplicação de entrevistas e questionários.Pretende dividir em artigos científicos que contemplem os objetivos específicos. O estudo de campo será realizado nas dependências da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, no Centro de Vivência-Vó Pulú e Casa Geriátrica. Como resultados alcançados, espera-se que a pesquisa contribua para subsidiar pesquisas futuras e permita uma avaliação pela efetividade de suas ações desenvolvidas pela educação popular. Conclui-se por meio dos conhecimentos adquiridos proporciona qualidade de vida e independência ao envelhecer. Além de perceber uma discrepância dos que praticam práticas pedagógicas e os que não praticam. Sem deixar de mencionar a necessidade de um modelo de avaliação constante para melhoria do Projeto.
Abstract Historically, the Brazilian population has been undergoing major demographic changes. The elderly population will grow faster than the general population. Changes show the necessity of changes in current strategies of actions for the elderly, the importance of greater structuring, strengthening, qualification and performance of public policies for the elderly as well as the education of the same order to increase its self-esteem and translating selfsufficiency in a better quality of life. As an objective, to develop an evaluation research of the actions promoted by the social agents in relation to the legal rights of the elderly and health in the perspective of Popular Education. As specific: To conduct literature review on popular education for the elderly and contextualize the data obtained on the national scene; to check the presence of Law and the elderly Health knowledge interferes with the quality of life through Popular Education: To do a comparative study of the elderly who experience educational practices and those who do not have this experience and to prepare a theoretical and logical model to be used in FATI the perspectival public education for elderly. The option of the study is the evaluative research of the exploratory quantitative and qualitative cleat linked to action research and participatory research. There will also be the utilization of research techniques as literature review in national and international journals, participant observation, document review, application of interviews and questionnaires. It wants to divide into chapters that address the specific objectives. The field study will be held on the premises of the Faculty of Applied Social Sciences of Petrolina, FACAPE, the Experience Center –Vó Pulu and Geriatric Home. As results achieved, it is expected that this research will help to inform future investigations and possible an assessment of the effectiveness of their development actions by popular education. Concludes by means of the acquired knowledge provides quality of life and independence when aging. In addition to perceiving a discrepancy of those who participate in pedagogical practices and those who do not one. Not to mention the necessity for a constant evaluation model to improve the Project.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/168809
Arquivos Descrição Formato
001047066.pdf (1.742Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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