Repositório Digital

A- A A+

Economia comportamental e os fatores que levam indivíduos ao erro na tomada de decisões : uma análise exploratória da literatura

.

Economia comportamental e os fatores que levam indivíduos ao erro na tomada de decisões : uma análise exploratória da literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Economia comportamental e os fatores que levam indivíduos ao erro na tomada de decisões : uma análise exploratória da literatura
Autor Duarte, Viviane de Oliveira
Orientador Pôrto Júnior, Sabino da Silva
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia comportamental
Teoria do consumidor
[en] Behavioral economics
[en] Neuroeconomics
[en] Theory of consumption
Resumo O principal objetivo deste trabalho é analisar através de uma revisão da literatura os possíveis fatores que induzem ao erro dos agentes na tomada de decisões econômicas. Para esse fim, foram abordadas duas visões diferentes da teoria econômica acerca da tomada de decisão de consumo: o modelo tradicional de consumo e a perspectiva da economia comportamental. A hipótese é a de que a teoria clássica do consumidor não se mostra apta a explicar sozinha o comportamento dos agentes econômicos, sendo para tanto necessário utilizar-se também de aporte teórico advindo da Economia Comportamental. Há farta evidência de que o comportamento dos consumidores por vezes não pode ser explicado apenas pelo modelo tradicional de consumo, dado que fica claro que nem todos os indivíduos tomam sempre as melhores decisões econômicas, cometendo erros através de certas condutas impulsivas e outras falhas cognitivas, as quais não estão ligadas necessariamente a uma escolha racional.
Abstract The main objective of this work is to analyze through a literature review the possible factors that induce error of agents in making economic decisions. In this aim, were approached two different views from the economic theory about consumer decision making: the traditional model of consumption and the perspective of behavioral economics. The hypothesis is that the classical theory of the consumer is not able to explain the behavior of economic agents by themselves, and therefore it is necessary to use theoretical input from Behavioral Economics. There is abundant evidence that consumer behavior can sometimes be explained not only by the traditional consumption model, since it is clear that not all individuals always make the best economic decisions, making mistakes through certain impulsive behaviors and other cognitive failures, which are not necessarily linked to a rational choice.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/168811
Arquivos Descrição Formato
001046742.pdf (974.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.