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A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek

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A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek

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Título A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
Autor Colla, Gabriele Pasquali
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Desempenho
Economia da educação
[en] Economics of education
[en] Educational production function
[en] School resources
[en] Student performance
Resumo No âmbito das políticas educacionais, uma das maneiras para melhorar a educação envolve a transferência de recursos adicionais às escolas. Nas análises de Eric Alan Hanushek, economista norteamericano da área de Economia da Educação, essa relação entre os recursos escolares e a proficiência acadêmica é questionada. Ao longo de mais de quatro décadas, o autor vem contribuindo com o debate acerca da eficiência na alocação dos recursos na educação e com a formulação de políticas públicas educacionais. Dada a importância das pesquisas de Hanushek no âmbito da Economia da Educação, propõe-se uma revisão bibliográfica cronológica de suas contribuições, de 1970 a 2016, através dos artigos do autor que priorizam esse tema. Também são abordados os críticos do pesquisador e a internalização do debate de Hanushek no Brasil. São elementos chave do discurso do autor a ausência de relação forte ou sistemática entre os recursos e o desempenho acadêmico, assim como a alocação dos recursos educacionais e a qualidade da educação. Além disso, aprimorar o aspecto institucional do sistema de ensino, através de incentivos aos docentes, de políticas de responsabilização, da valorização do professor e da gestão escolar, mostra-se essencial para a promoção do resultado cognitivo dos alunos.
Abstract Within the scope of educational policy, one of the ways to improve education involves transferring additional resources to schools. In the analysis of Eric Alan Hanushek, North American economist of the area of Economics of Education, this relation between school resources and academic proficiency is questioned. For over four decades, the author has contributed to the controversial debate about the efficiency in the allocation of resources in education and to the formulation of educational public policies. Given the importance of the author's research in the field of Economics of Education, a chronological bibliographical review of his contributions, from 1970 to 2016, is proposed through the author's articles that prioritize this theme. The author‟s critics are also addressed as well as the internalization of the Hanushek debate in Brazil. Key elements of the author's discourse are the lack of a strong or systematic relationship between resources and academic performance, as well as the allocation of educational resources and the quality of education. In addition, to improve the institutional aspect of the education system, through incentives for teachers, accountability policies, teacher appreciation and school management is essential for the promotion of students' cognitive outcomes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/168816
Arquivos Descrição Formato
001046369.pdf (981.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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