Repositório Digital

A- A A+

A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos

.

A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos
Autor Monteiro, Rafael Zdanowicz
Orientador Martins, Marcilene Aparecida
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Jornalismo
Publicidade
Zero Hora
[en] Advertising market
[en] Journal
[en] Traditional media
Resumo A presente monografia versa sobre o comportamento dos investimentos publicitários de um dos principais veículos do meio jornal do sul do Brasil, o Jornal Zero Hora, enquanto busca de alternativas para fazer frente a uma tendência de queda de receita do meio jornal impresso, o que ocorre em um cenário de crescimento de mídias cada vez mais digital. Inicia-se com a apresentação do histórico da publicidade no mercado nacional, evidenciando que os papéis dos meios de comunicação e das mídias de publicidade têm relação importante com o sucesso do sistema capitalista mundial, regulado por um mercado propulsionado pelo incentivo às inovações. A partir disso, parte-se para uma descrição histórica do meio jornal, apresentando sua trajetória, conceitos e particularidades e inter-relacionando-os com o surgimento do veículo Zero Hora no cenário gaúcho. Parte-se então para a análise da evolução das principais linhas de receitas do jornal ZH no período de 2007-2016, a qual evidenciará que a mídia tradicional não é a principal responsável pela tendência de queda de receita verificada para o referido jornal.
Abstract This monograph deals with the behavior of the advertising investments of one of the main newspapers in the south of Brazil, Zero Hora, while searching for alternatives to cope with a downward trend in the revenue of the printed newspaper, which occurs in a scenario of digital media growth. It begins with the presentation of the history of advertising in the national market, showing that the roles of the media and advertising media have important relation with the success of the capitalist system, regulated by a market driven by innovations. From this, we start with a historical description of the newspaper, presenting its trajectory, concepts and particularities and interrelating them with the emergence of the Zero Hora. Then, we analyze the evolution of the main revenue lines of the newspaper ZH in the period 2007-2016, which will show that traditional media is not primarily responsible for the downward trend in revenue for the newspaper.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/168824
Arquivos Descrição Formato
001046732.pdf (598.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.